Categorias de base

Sub-20: Rayan comenta sobre a estreia do Vasco na Copinha

Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, atacante de 15 anos estreia no sub-20 com gol na Copinha: "Eu jogo o meu jogo sempre, não importa a categoria".

O Vasco estreou com goleada na Copinha (5 a 1 sobre o Lagarto) e abriu a caminhada em busca do título que não vem há 30 anos na liderança do Grupo 24. O mais "veterano" entre os meninos, graças à presença no time de cima, Figueiredo marcou dois gols e foi um dos destaques, mas precisou dividir os holofotes com um garoto de 15 anos que entrou no segundo tempo e fez o último gol do time na partida.

Nascido em 3 de agosto de 2006, até hoje morador da Barreira, Rayan é o caçula do elenco que está em São Paulo para a disputa da competição. Ele é filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco que atuou ao lado de Romário, Edmundo e companhia nos anos 90.

- Eu costumo estrear com confiança. Meti gol na chegada no (sub)15 também, no (sub)17, no (sub)20. Eu jogo o meu jogo sempre, não importa a categoria. A gente quer demonstrar o nosso futebol - disse ele na entrevista pós-jogo.

Rayan demonstra uma veia artilheira desde que chegou ao Vasco, aos seis anos de idade - em 2017, aos 11 anos, ele já tinha quase 300 gols marcados. Por causa disso, vem pulando etapas no seu processo de formação.

Contratado para a função de gerente geral da base em junho do ano passado, Rodrigo Dias explica que o menino é o exemplo perfeito da filosofia de "acelerar sem atropelar" implantada no clube.

- O princípio que a gente prega aqui na base é o de acelerar sem atropelar. A gente teve durante esse período a promoção do Rayan porque ele demonstrou que estava precisando de um desafio diferente, então foi promovido para o sub-17 e conseguiu dar esse retorno. Esse é um processo que a gente tem utilizado aqui - explicou Rodrigo em entrevista à Vasco TV na semana passada.

"O critério que a gente utiliza é a qualidade, não idade. Mas, claro: sem atropelar, temos que dar o desafio certo para que o atleta cresça e evolua", acrescentou ele.

O atacante ainda tem idade sub-15, mas no ano passado passou a atuar na categoria de cima e, logo em sua estreia, fez gol contra o Fluminense na final da Copa Rio Sub-17. Em novembro, protagonizou uma cena triste ao iniciar a confusão na derrota para o Flamengo pelo Carioca Sub-15, mas terminou o ano de 2021 integrado ao elenco do sub-20 que já se preparava para jogar a Copinha.

Contra o Lagarto, Rayan entrou aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Marcos Dias. Cinco minutos depois, ele recebeu belo passe de Juan na esquerda da área, se livrou como quis da marcação e bateu de direita para fazer seu primeiro gol atuando pela categoria. Logo em sua estreia.

O Vasco volta a campo pela Copinha no próximo sábado para enfrentar o Rio Claro, às 14h (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir