Categorias de base

Sub-20: Vasco e Fluminense decidem o Carioca nesta quinta (04)

Vasco e Fluminense decidem nesta quinta-feira, às 11h, a final do Carioca Sub-20. As duas equipes se enfrentam em São Januário, pela partida de volta da decisão da competição. No primeiro jogo, o Vasco venceu por 2 a 1 em Laranjeiras, com gols de Cauã Paixão e Caio Dantas. Luan Brito descontou.

Para ser campeão, o Vasco precisa apenas de um empate. O Fluminense precisa vencer por dois gols de diferença para levar o título. Caso o Fluminense vença por um gol, a disputa vai para os pênaltis.

A final coloca frente a frente os dois últimos campeões da categoria no Rio de Janeiro. O Vasco venceu a competição em 2020, em cima do Botafogo, com jogadores como Figueiredo e Gabriel Pec, hoje, titulares na Série B. Figueiredo, inclusive, fez o gol do título. O Fluminense venceu o Flamengo, em 2021, com Matheus Martins, John Kennedy e Luan Brito como destaques.

Em 2022, o sub-20 do Vasco vive um excelente momento. No Brasileiro da categoria, está em segundo lugar no Grupo B. No Carioca, ainda não perdeu em 16 jogos. São 11 vitórias e cinco empates, com 38 gols marcados e 12 sofridos. A equipe comandada por Igor Guerra conquistou a Taça Guanabara, que foi a fase de grupos da competição. Nas quartas de final, eliminou o Bangu, com agregado de 5 a 3, e na semifinal, passou pelo Botafogo, somando 4 a 0 no total.

No entanto, o time vem jogando desde a ida da final desfalcado de duas peças importantes. Eguinaldo e Marlon Gomes subiram ao profissional e já começaram a ganhar destaque, recebendo boas oportunidades durante as partidas. Eguinaldo era o artilheiro do Vasco na competição com 11 gols em 13 jogos, sendo vice-artilheiro do campeonato. O atacante já marcou no profissional, na goleada contra o CRB por 4 a 0 (veja o vídeo abaixo).

No lado do Fluminense, a equipe não vive um grande momento. Em sétimo no Grupo B do Brasileiro Sub-20, com duas vitórias em oito jogos no campeonato, o time deposita suas esperanças no título do Carioca da categoria. Na fase de classificação, o Fluminense fez ótima campanha e disputou rodada a rodada com o Vasco o título da Taça Guanabara, mas ficou um ponto atrás. Nas quartas, eliminou o Nova Iguaçu, com agregado de 6 a 2. Na semifinal, passou pelo Madureira, com um 3 a 1 no geral.

Luan Brito, que marcou na partida de ida, é um dos destaques na temporada. No Carioca, são quatro gols em 11 jogos. Já é o segundo estadual seguido no qual Luan é o artilheiro do time na competição. Ano passado, fez sete gols em 13 jogos e foi um dos principais jogadores na conquista do campeonato. John Kennedy, que já jogou no principal, vem atuando no Sub-20 para ganhar minutos após se recuperar de lesão.

As duas equipes já se enfrentaram três vezes na temporada. Até aqui, vantagem para o Vasco, que não perdeu para o Fluminense em 2022. No confronto do Brasileiro Sub-20, as equipes empataram em 0 a 0. Na fase de grupos do Carioca, também houve empate, em 1 a 1, com gols de Eguinaldo (Vasco) e Freitas (Fluminense). A vitória vascaína foi no dia 20 de julho, na partida de ida da final do Carioca.

O primeiro jogo

Na partida de ida, o Vasco abriu o placar com 28 minutos do segundo tempo, após Julião lançar Cauã Paixão, que pegou de primeira e marcou. Aos 43 minutos, Luan Brito aproveitou o rebote e empatou o jogo para o Fluminense. No último minuto do jogo, Caio Dantas cobrou o escanteio e marcou um gol olímpico para dar a vitória aos vascaínos.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário