Sub-20: Vasco estreia no Brasileiro contra o Internacional, em Junho

30/05/2019 às 14h18 - CATEGORIAS DE BASE

A Diretoria de Competições da CBF (DCO) divulgou, nesta terça-feira (28), os documentos técnicos relativos à disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 2019. São eles: o Regulamento Específico da Competição (REC), a Tabela Básica Detalhada do torneio, além do Plano Geral de Ação (PGA) do campeonato. A busca pelo título começa no dia 26 de julho, com 20 clubes participantes. 

Forma de disputa 

O Campeonato Brasileiro Sub-20 será disputado pelos 20 clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes 2019. A competição é composta por quatro fases. Durante a Primeira Fase , os 20 clubes jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a fase seguinte os oito primeiros colocados . Na Segunda Fase os oito clubes classificados na Primeira Fase constituirão os grupos B, C, D e E, os jogos serão realizados no sistema eliminatório, com partidas de ida e volta, cujos vencedores se classificarão para a fase seguinte. 

Nas semifinais, as equipes se enfrentarão sob modelo eliminatório, em partidas de ida e volta. A final também será decidida em dois jogos. 

Critérios de desempate 

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final do Campeonato, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo: 

1º) maior número de vitórias; 
2º) maior saldo de gols; 
3º) maior número de gols pró; 
4º) menor número de cartões vermelhos recebidos; 
5º) menor número de cartões amarelos recebidos; 
6º) sorteio. 

Equipes participantes do Campeonato Brasileiro Sub-20 

América-MG 
Athletico-PR 
Atlético-MG 
Bahia-BA 
Botafogo-RJ 
Chapecoense-SC 
Corinthians-SP 
Coritiba-PR 
Cruzeiro-MG 
Flamengo-RJ 
Fluminense-RJ 
Grêmio-RS 
Internacional-RS 
Palmeiras-SP 
Ponte Preta-SP 
Santos-SP 
São Paulo-SP 
Sport-PE 
Vasco da Gama-RJ 
Vitória-BA 

Tabela Básica - Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019 

Fonte: CBF