Categorias de base

Sub-20: Vasco inicia um novo ciclo e enfrenta o Palmeiras pela Copa RS

O Vasco estreia nesta sexta-feira (30), na Copa Internacional Ipiranga Sub-20, popularmente conhecida como Copa RS. O time enfrenta o Palmeiras, às 21h30, no Estádio Homero Soldatelli, que fica na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O técnico Marcos Valadares afirmou que a competição é de altíssimo nível, o que ajuda a desenvolver ainda mais os jovens jogadores.

“A expectativa sempre é muito positiva. A gente vem ao longo do ano desempenhando um trabalho legal. Os atletas tem correspondido bem sobre aquilo que se propõe dentro de campo. Uma equipe ofensiva, que tem a bola no pé, buscando um jogo técnico, que tenta sair jogando a todo o momento. É uma competição de altíssimo nível com grandes adversários e sabemos que o desafio será grande. Para os atletas conseguirem crescer e se desenvolver, a gente precisa desses grandes jogos”.

Marcos Valadares analisou os adversários do grupo, que conta também com Atlético-MG, Toluca-MEX e River Plate.

“O Palmeiras, é o atual campeão brasileiro, uma equipe muito forte e tem desempenhado muito bem o trabalho de base dentro do Brasil. O Atlético-MG tem uma estrutura muito grande, também tem feito um trabalho muito bom nas categorias de base e foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 no ano passado. Então sempre é um adversário muito difícil. O Toluca eu enfrentei  na Copa RS, no período em que eu estive no Cruzeiro. Uma equipe forte fisicamente, bem competitiva. E o River Plate é uma grande equipe no cenário sul-americano. Sempre faz grandes equipes na base. Então a gente com certeza enfrentará grandes adversários de altíssimo nível. Mas como eu disse, isso é positivo na intenção de desenvolver nossos atletas”.

Novo ciclo com reforços do sub-17

A Copa RS marca o início de um novo ciclo da equipe sub-20. Afinal de contas, 10 jogadores subiram para os profissionais. Muitos deles eram titulares absolutos como Dudu, Marrony e Rodrigo. Agora uma nova geração está surgindo, com jogadores do sub-17, que fizeram uma boa temporada em 2018. Com pouco tempo de contato, o técnico Marcos Valadares afirmou que gostou do que viu.

“Esses garotos do sub-17 tiveram um ano bom. Aproveitaram esse tempo curto que tivemos de treinamento. Chegaram, mostraram seu potencial e também encontraram espaço por conta dessa subida dos atletas para o profissional. Então eles também foram premiados por esse planejamento que nos fizemos. Com certeza vão agregar bons valores”.

Apesar de serem promissores, os jogadores que subiram do sub-17 terão que se adaptar ao novo estilo de jogo. Para Marcos Valadares, a forma de jogar da categoria sub-20 se aproxima dos profissionais e isso querer um amadurecimento do atleta.

“Evidente que precisam amadurecer um pouco já que o sub-20 é diferente. É um jogo mais maduro, mais técnico. O sub-20 está em uma fase de força que eles ainda precisam controlar. Tem a ansiedade do próprio jogo, de tentar definir muito rápido as ações. Já no sub-20 é um jogo mais próximo do profissional, o jogo fica mais controlado. Então eu acredito que nesse primeiro momento eles terão que se adaptar a essa realidade, mas dentro do potencial individual, a gente vai colher bons frutos”.

Dos 19 jogadores que viajaram para a Copa RS, apenas cinco pertenciam a equipe sub-17. São eles, o goleiro Lucão, o lateral-direito Nathan, o zagueiro Menezes, o volante Bruno Gomes e o atacante Vinícius.

Relacionados para a competição

Além dos 19 jogadores relacionados, outros seis atletas estão inscritos na Copa RS. No entanto ficaram no Rio de Janeiro e podem atuar em caso de alguma eventualidade. São eles, Werick, Pedro, Fintelman, Lucas Sena, Germano e Juninho

Foto: Vasco.com.brRelacionados Sub-20
Relacionados Sub-20

Fonte: Esporte24Horas
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir