Sub-20: Vasco vai participar do Campeonato Brasileiro; Veja o grupo

05/06/2018 às 12h16 - CATEGORIAS DE BASE

A Diretoria de Competições da CBF (DCO) divulgou, nesta terça-feira (5), os documentos técnicos relativos à disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 2018. São eles: o Regulamento Específico da Competição (REC), a Tabela Básica Detalhada do torneio, além do Plano Geral de Ação (PGA) do campeonato. A busca pelo título começa no dia 4 de julho, com 20 clubes participantes.

Forma de disputa

O Campeonato Brasileiro Sub-20 será disputado pelos 20 clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes 2018. A competição é composta por quatro fases. Durante a Primeira Fase, os clubes serão dispostos em quatro grupos com cinco equipes cada, que disputam em módulo de pontos corridos dentro da própria chave. Os dois primeiros colocados se classificam para a etapa seguinte (Segunda Fase), onde os oito clubes remanescentes serão sorteados em dois novos grupos, com quatro times cada, e também se enfrentarão em formato de pontos corridos, dentro de suas respectivas chaves, com partidas em turno e returno. Novamente, os dois melhores colocados de cada grupo seguem para o próximo estágio da competição.

Na Terceira Fase (Semifinais), as equipes se enfrentarão sob modelo eliminatório, em partidas de ida e volta. Os vencedores se credenciam à Quarta Fase (Finais) do Campeonato Brasileiro Sub-20, cuja proposta de disputa também segue o formato de “mata-mata“, com confrontos em dois turnos.

Supercopa do Brasil Sub-20

Cabe destacar que a equipe vencedora do Campeonato Brasileiro Sub-20 2018 se credencia para disputar a Supercopa do Brasil Sub-20, contra o campeão da Copa do Brasil da categoria, título conquistado pelo São Paulo-SP em 2018. A Supercopa Sub-20 dá ao campeão uma vaga na disputa da Copa Libertadores Sub-20 de 2019. Caso o São Paulo, campeão da Copa do Brasil Sub-20, também vença o Brasileiro Sub-20, o clube garante automaticamente a vaga para a Libertadores da categoria no próximo ano.

Grupos da Primeira Fase

Grupo A

Atlético-GO

Atlético-MG

Corinthians-SP

Sport-PE

Vasco da Gama-RJ

Grupo B

Chapecoense-SC

Fluminense-RJ

Grêmio-RS

Palmeiras-SP

Ponte Preta-SP

Grupo C

Botafogo-RJ

Coritiba-PR

Cruzeiro-MG

São Paulo-SP

Vitória-BA

Grupo D

Atlético-PR

Figueirense-SC

Flamengo-RJ

Internacional-RS

Santos-SP

Fonte: CBF

Enquete

Você é favorável ao retorno de Antônio Lopes no cargo de dirigente?

Deixe seu comentario