Futebol

Sub-20: Veja os jogadores revelados pelo Vasco na final de 92

São Paulo e Vasco decidirão, na próxima sexta-feira, às 15h30, a Copa São Paulo de 2019. Será um reencontro entre as equipes em uma final do torneio depois de 27 anos, em reedição do que aconteceu em 1992 – com a equipe carioca sagrando-se campeã nos pênaltis.

Dos times que entraram em campo naquela ocasião no Pacaembu, nomes importantes foram projetados para o futebol dos dois lados. O ESPN.com.br relembra os jogadores revelados abaixo:

SÃO PAULO

Escalação da final: Alexandre, Pavão, Sérgio Baresi, Nelson (Gilmar) e Cleomir; Mona, Pereira, Andrey e Evandro (Doriva); Catê e Toninho

Alexandre - Foi campeão da Copa Libertadores de 1992, como reserva de Zetti, e morreu em acidente automobilístico antes da viagem para o Mundial. Abriu espaço para Rogério Ceni.

Pavão - Ganhou a Bola de Prata como melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro de 1994.

Sérgio Baresi - Foi campeão da Copinha do ano seguinte, em 93, ao lado de jovens como Rogério Ceni. Sua carreira não decolou, mas se destacou no São Paulo como técnico das categorias de base.

Gilmar - Já havia sido campeão brasileiro com o São Paulo em 1991 e conquistou os bicampeonatos da Libertadores e Mundial em 92 e 93.

Doriva e Pavão, em ação pelo São Paulo, em duelo contra o Guarani, de Amoroso, em 1994 Gazeta Press

Mona - Foi um dos melhores jogadores da Copinha de 1992, fez parte do time chamado de “Expressinho”, mas a carreira não decolou.

Pereira - Se transferiu para o Colo-Colo depois de deixar o São Paulo e virou ídolo no Chile. Depois ainda defendeu o rival Corinthians.

Doriva - Foi emprestado depois da Copinha, mas retornou para ser campeão da Libertadores e do Mundial de 1993. Defendeu também o Atlético-MG, se transferiu para a Europa e chegou à seleção brasileira. Anos depois, voltaria ao clube como treinador.

Catê - Foi campeão mundial em 1992 e defendeu diversos clubes depois disso, entre eles Cruzeiro, Flamengo e Sampdoria-ITA.

Toninho - Foi campeão da Conmebol de 1994 com o chamado “Expressinho”.

VASCO

Escalação da final: Caetano, Pimentel, Alex Pinho, Tinho e Josenilson (Fábio); Viana, Leandro Ávila, Vítor e Denilson (Pedro Renato); Valdir Bigode e Hernande

Caetano – Goleiro teve passagens pelas categorias de base da seleção brasileira. Subiu para o time principal logo após a conquista e ficou até 1999, mas sempre como opção para o titular absoluto Carlos Germano. Depois, passou por clubes como Náutico, América-MG, mas sem muito brilho.

Pimentel – Considerado uma das maiores revelações daquele time, o lateral se destacava pela velocidade e disposição. Dono da posição em 1993, foi protagonista nos títulos do Estadual naquele ano e no seguinte. Depois, passou por clubes como Palmeiras, Flamengo e São Paulo.

Alex Pinho – Mais um que foi incorporado pelo elenco principal e ficou na Colina até 1999, fazendo parte do grupo campeão brasileiro em 1997 e também da Libertadores de 1998.

Tinho – Capitão da Copinha, Wellington Feitosa Queiroz não só foi alçado ao time principal como conseguiu ser titular, participando da histórica conquista do tricampeonato carioca entre 1992 e 1994. Ficou no Vasco até o começo de 1998 e depois começou a rodar o futebol nacional.

Leandro Ávila - Na época da Copinha era apenas Leandro, e só ganharia o sobrenome no Flamengo. Tricampeão carioca com o Vasco entre 1992 e 94, foi para o Botafogo em 1995, brilhando na conquista do título brasileiro. Jogou por todos os quatro grandes clubes do futebol carioca, além de Palmeiras e Internacional, sendo conhecido sempre por sua regularidade.

Valdir Bigode – Apesar de já apresentar o indefectível bigode, naquela decisão ele era apenas Valdir. Outra característica presente era o faro de artilheiro, sendo o goleador máximo daquela edição do torneio com 8 gols. Defendeu o São Paulo, foi destaque do Atlético-MG na conquista da Copa Conmebol de 1997, e voltou a fazer a festa da torcida do Vasco em 2002, sendo também o artilheiro do Carioca em 2003, 10 anos depois de conseguir o feito pela primeira vez.

(Menção honrosa: Edmundo – O “Animal” participou de toda a campanha do Vasco na Copinha, mas ficou de fora da decisão por estar concentrado com o time principal para a estreia no Campeonato Brasileiro, que aconteceria no dia seguinte, com goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians no mesmo Pacaembu).

Fonte: ESPN Brasil
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir