Futebol

Surpresa no Catar, Arábia Saudita foi derrotada pelo Vasco em 1990

Primeira grande surpresa da Copa do Mundo de 2022, ao vencer a Argentina no Qatar, nesta terça-feira, a Arábia Saudita já enfrentou o Vasco em pleno Rio de Janeiro. Em amistoso realizado em agosto de 1990, o Cruz-Maltino recebeu os sauditas para um jogo comemorativo em São Januário e venceu por 2 a 1, com direito a boa atuação do ídolo Roberto Dinamite.

Em meio ao imbróglio sobre o Campeonato Carioca de 1990, em que Botafogo e Vasco tinham interpretações diferentes sobre o regulamento e cada um se declarava campeão do Estadual, o Cruz-Matino marcou um amistoso contra a Arábia Saudita para um “jogo das faixas”, em que o adversário entregaria a honraria pelo título Estadual. Os sauditas estavam no Brasil para uma série de amistosos. Poucos dias antes, eles haviam vencido o Fluminense em Laranjeiras.

E assim aconteceu. Em um São Januário esvaziado, com apenas 1.876 torcedores, o Vasco recebeu a seleção da Arábia Saudita em 5 de agosto daquele ano, enquanto o STJD ainda analisava o processo sobre o Campeonato Carioca. Mesmo assim, antes da bola rolar, os sauditas entregaram a faixa de campeão do Estadual para os jogadores do Vasco. No entanto, poucos dias depois, o STJD confirmou o título ao Glorioso.

De acordo com relato do jornal “O Globo”, “o jogo foi dos mais fracos”. O Vasco abriu o placar aos 15′, com Tita finalizando após passe de Roberto Dinamite. Depois, aos 4′ do 2º tempo, Jamil empatou após falha da zaga vascaína em falta cruzada na área. Mas, no fim, novamente com uma bela assistência do ídolo Roberto, Anderson garantiu a vitória do Vasco por 2 a 1.

O Vasco atuou naquela partida com: Acácio (Régis); Luís Carlos, Célio, Quiñonez e Cássio; Zé do Carmo, William e Bismarck; Tita (Sorato), Roberto e Tato (Anderson). O técnico era Alcir Portela.

FOTO: REPRODUÇÃO/GLOBO

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 06/11/2022 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Ituano Ituano 0
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Municipal Doutor Novelli Junior
  • (14/01 - Sáb) ou (15/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara São Januário
  • Terça-feira, 17/01/2023 às 21h00
    Vasco Vasco
    River Plate River Plate
    Amistoso Internacional Orlando City Stadium
  • (18/01 - Qua) ou (19/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Audax - RJ Audax - RJ
    Taça Guanabara A definir
  • Sábado, 21/01/2023 às 21h00
    Vasco Vasco
    Inter Miami Inter Miami
    Amistoso Internacional Lockhart Stadium
  • (21/01 - Sáb) ou (22/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara A definir
  • (25/01 - Qua) ou (26/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara Luso-Brasileiro