Futebol

Talles Magno revela vontade de fazer história no Vasco: "Quero títulos"

No clássico diante do Botafogo, no início de junho, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, Talles Magno, então com 16 anos, tornou-se o jogador mais jovem a atuar pelo Vasco neste século. O primeiro gol como profissional saiu seis rodadas depois, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em São Januário. Quem se espanta com o precoce amadurecimento do atacante, de 1,83m, não imagina que o prodígio, agora com 17 anos, temeu ser dispensado nas categorias de base. 

"Estou na Vasco há sete anos. Cheguei em 2012, com dez anos. Estou muito feliz pelo carinho sempre recebido. Desde sempre, não. Há pouco tempo não jogava, não era nem relacionado", lembra Talles Magno, salientando os contratempos pela afirmação no início da carreira. 

"Treinava, treinava, mas tinha melhores na minha posição e outras coisas. Não faltava muito, mas, às vezes, não tinha o dinheiro da passagem. Então, não jogava e ficava para trás", conta. 

O caminho até a conquista do status de destaque do Vasco nas últimas rodadas foi de muito esforço, esperança e refeições no ônibus da linha 348 (Riocentro — Candelária) rumo a São Januário. A marmita religiosamente preparada pela mãe, Claudineia dos Santos, era um importante combustível da promessa. Com fome de bola, fazia jornada entre o futebol de campo, em Itaguaí, e o de salão, na sede do clube. Na volta para casa, em Jacarepaguá, o colo da mãe confortava o garoto para recomeçar a rotina de 12 horas em busca do sonho. 

A virada na promissora carreira, na categoria infantil, veio com sequência de jogos e gols. Artilheiro do Metropolitano, Talles Magno começou a queimar etapas. Do sub-15 para o sub-17 e, posteriormente, para o sub-20, este ano. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, passou a ser observado com atenção nos últimos dois meses. E a evolução tem sido surpreendente. Não apenas pela pressão no clube, em delicada situação financeira e política. No campo e bola, a resposta tem sido positiva, com o Vasco cada vez mais distante do Z-4, embalado pelos sonhos de Talles Magno. 

"Quero títulos, muitos, pelo Vasco, como os jogadores com fotos em São Januário. É uma inspiração. É trabalhar para fazer parte daqueles painéis no futuro", disse Talles, pronto para queimar mais etapas. 

Fonte: O Dia
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 2
    Ceará Ceará 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (29,41%)
Empates 18 (35,29%)
Derrotas 18 (35,29%)
Total 51
Gols
Marcados 68 (51,91%)
Sofrido 63 (48,09%)
Total 131
Saldo 5
Cartões
Amarelos 113 (95,76%)
Vermelhos 5 (4,24%)
Total 118