Futebol

Talles Magno vai do anonimato para o estrelado no Vasco em poucos meses

12 de maio de 2019. Dia das Mães. Em campo, um atropelamento. Com gols de Diego Pituca, Rodrygo e Soteldo, o Santos venceu o Vasco por 3 a 0, no Pacaembu, em tarde de lamentável linchamento público ao goleiro Sidão, que protagonizou falhas grosseiras. A catastrófica derrota carimbou a lanterna do Campeonato Brasileiro ao Cruzmaltino que, desorientado, ainda não imaginava que uma das soluções para se levantar do caos estava dentro de sua própria casa e seria a principal aposta no jogo de hoje (5), às 17h, em São Januário, no reencontro entre as equipes.

Então com 16 anos, Talles Magno mal havia sido efetivado para o sub-20. A promoção havia acontecido quatro meses antes, quando foi inscrito para a Copa São Paulo de Futebol Júnio onde foi reserva - embora tenha entrado em quase todos os jogos - na campanha que culminou no vice-campeonato vascaíno.

Foi então que surgiu o renomado Vanderlei Luxemburgo em sua vida. O experiente treinador havia topado o desafio de assumir o Vasco dias antes da derrota acachapante para o Santos que assistiu do camarote do Pacaembu.

Ciente de que teria dificuldades em receber reforços, Luxa passou a olhar para a base, e em um dos treinos com a garotada, fixou seus olhos no habilidoso atacante de cabelo black power, 1,86m e que não se intimidava com os zagueiros mais velhos.

A partir dali, estava definida a aposta: dois jogos depois de sua estreia, Luxa iria relacionar Talles Magno pela primeira vez entre os profissionais.

Mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21

Aos 13 minutos do segundo tempo da partida contra o Botafogo, no dia 2 de junho de 2019, Talles Magno entrou em campo e se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21. Começava ali a trajetória que, em quatro meses, mudaria completamente sua vida.

O primeiro jogo como titular

Após sua participação discreta no segundo tempo da derrota para o Botafogo, Talles Magno não entrou nas partidas seguintes do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa América, contra Internacional e Ceará.

A tal sonhada sequência viria depois, com a volta da competição, quando foi titular pela primeira vez dia 4 de agosto, contra o CSA.

Primeiro gol e holofotes do Brasil

Após boas partidas e já com novo status no Vasco, Talles Magno foi ganhar os holofotes no cenário nacional em 25 de agosto, quando fez seu primeiro gol como profissional e simplesmente acabou com o São Paulo na vitória por 2 a 0, onde foi eleito o craque do jogo pela TV Globo.

Se a vida do jovem, agora com 17 anos, já não era mais a mesma, a partir dali ganhou a rotina de estrela.

Do anonimato à tietagem em São Januário

Se antes quem frequentava São Januário cansava de cruzar com Talles Magno caminhando de chinelo com companheiros da base sem ser importunado, agora se depara com cenas dignas de um popstar. Em dias de jogos, é ele o mais procurado por autógrafos e fotos.

Ir embora do estádio após a partida para orar em sua igreja, como faz questão de fazer aos domingos, deixou de ser uma missão fácil. É preciso enfrentar um batalhão de jornalistas e torcedores enquanto tenta chegar aos seus familiares, sempre presentes.

Música especial da torcida

Em campo os holofotes também já são todos para ele. Antes de a bola rolar, a torcida canta em alto e bom som um funk carioca adaptado: "Ô, ô, ê, ê...Solta o Talles Magno nessa p...!".

Toda vez que toca na bola, há um frisson e uma histeria no estádio, assim como uma mobilização dos adversários, que já não o veem mais como um desconhecido e tem dobrado a marcação sobre o garoto.

Tom de despedida

O jogo de hoje, contra o Santos, já começa a ter um ar de despedida momentânea dos vascaínos com Talles Magno. Esta será a primeira das três últimas partidas do atacante antes dele se apresentar à seleção brasileira que disputará o Mundial sub-17 a partir do dia 26 de outubro, no Brasil.

A liberação para estes jogos aconteceu após um pedido formal do Vasco à CBF, assim como fez o Flamengo, que ganhou o mesmo benefício com Reinier, também convocado.

Fonte: UOL Esportes
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir