Futebol

Tapetão pode fazer diferença do Vasco para o São Caetano cair para 6 pontos

O Bahia ainda sonha com uma vaga no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, mas pode ter sua situação complicada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube será julgado após denúncia de impedir o prosseguimento de partida contra o São Caetano e pode perder os pontos em favor do adversário, além de sofrer multa pesada. A sessão de julgamento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, em sessão a partir das 18h, e será realizada pela Terceira Comissão Disciplinar.

Segundo a denúncia, o médico Daniel José de Araújo Silva, do Bahia, na segunda metade da etapa final, quando o Tricolor já vencia por 3 a 1 – placar final do jogo –, ordenou que um jogador de sua equipe ficasse caído no chão para que a partida ficasse paralisada. “Cai no chão que nós estamos ganhando”, teria dito o médico, de acordo com o relato na súmula.

Dessa forma, o Bahia recebeu denúncia no artigo 205 (Dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda de pontos em disputa a favor do adversário, além da proibição de participar do subsequente campeonato organizado pela CBF.

Ou seja, caso o time baiano seja punido, o Azulão irá conquistar os três pontos que estavam em disputa naquela partida. Num cenário mais grave, o clube pode ficar impedido de disputar a próxima Copa do Brasil, em 2010.

O próprio médico também foi denunciado, só que por manifestação desrespeitosa à arbitragem (artigo 188 do CBJD). Isso porque o relatório disciplinar da partida destaca que Daniel José de Araújo Silva, ao ser questionado pelo árbitro pela demora no atendimento do atleta, teria dito ao árbitro as seguintes palavras: “vai apitar sua m..., que isso aqui é caso de vida ou morte”. A pena prevista para a infração é de suspensão de 30 a 180 dias.

Nota do SuperVasco: A notícia, apesar de afetar diretamente o Vasco, interessa aos vascaínos por dois motivos: 1) A diferença entre o líder e o quinto colocado por cair para 6 pontos; 2) Não estamos defendendo a \"cera\", pelo contrário, queremos saber por que a cera do goleiro Márcio, do Atlético-GO, além de não ser punida com o mesmo rigor que se pretende usar contra o médido do Bahia, foi premiada, tendo sido dado (e não cumprido) pelo \"árbitro\" da partida, Sr Evandro Rogério Roman, o ridículo acréscimo de dois minutos? Seria preciso algum dirigente do Atlético-GO dizer ao goleiro que caísse no chão? As imagens da TV não foram suficientes?

Fonte: Justiça Desportiva
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150