Futebol

Técnico do Corinthians está preocupado com os lances de bola parada do Vasco

Melhor defesa do Campeonato Brasileiro, o Corinthians está preocupado em neutralizar uma das principais jogadas ofensivas do Vasco de Vanderlei Luxemburgo no confronto deste domingo, às 11h (de Brasília), na Arena, pela 22ª rodada da competição: os lances de bola parada.

Na manhã de sexta-feira, na reapresentação do elenco corintiano após o retorno de Quito, onde o Timão foi eliminado na semifinal da Sul-Americana, o técnico Fábio Carille e sua comissão começaram a alertar os jogadores sobre a eficiência da equipe carioca em lances desta natureza.

Por 40 minutos, o elenco realizou um treino fechado para a imprensa exatamente com esse foco. Neste sábado, em nova atividade sem a presença dos jornalistas, Carille voltará a treinar o posicionamento defensivo. Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar formam o setor.

– Já começamos a estudar um pouco o Vasco, sabemos que eles têm jogadores de qualidade e que a maioria dos gols deles são de bolas paradas. Temos que ficar atentos – alertou Avelar.

De fato, desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu o Vasco em maio, são 10 gols de bola parada de um total de 16 marcados – o que significa 62,5%. Neste universo, estão três gols de pênalti, quatro originados em cobranças de escanteio e outros três que nasceram em cobranças de falta.

Assim como Carille, Luxemburgo costuma dar bastante atenção às bolas paradas durante os treinos da semana. O principal jogador do Vasco neste tipo de lance é o lateral Danilo Barcelos.

Ele é o responsável por escanteios e faltas – inclusive cobranças diretas para o gol. Na última partida, contra o Athletico-PR, assumiu o posto de cobrador oficial de pênaltis, que era de Yago Pikachu.

Os números, aliás, poderiam ser maiores, já que o Vasco perdeu três cobranças de pênalti desde que Luxa assumiu: duas contra o Flamengo (Pikachu e Bruno César) e uma contra o Cruzeiro (Pikachu).

Dos 13 gols que o Corinthians sofreu no Brasileirão, seis foram em bolas paradas: dois de pênalti (contra Vasco e Bahia), um de falta indireta (Palmeiras) e três em jogadas originadas em batidas de escanteio (Flamengo, Avaí e Ceará). O último deles, aliás, em gol olímpico de Leandro Carvalho.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário