Anunciado há exatos dois meses, Thiago Mendes convive com problemas físicos e ainda não engatou uma sequência no Vasco. O volante 33 anos passa por período de transição com a preparação física e será ausência pelo terceiro jogo consecutivo, contra o Ceará, neste domingo.
O jogador foi anunciado no dia 14 de julho como a primeira contratação do diretor Admar Lopes, na última janela de transferências, e passou por um período de recondicionamento físico nas primeiras semanas, depois de poucos jogos no futebol do Catar e dois meses sem entrar em campo, quando ainda atuava pelo Al-Rayyan.
Sua estreia pelo Vasco aconteceu nos minutos finais do empate por 1 a 1 com o Internacional, no dia 27 daquele mês. De lá para cá, foram sete partidas, apenas uma como titular, e atuações discretas. O volante iniciou a partida contra o Juventude, derrota por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, mas foi substituído no início do segundo tempo.
Fora do ritmo ideal, Thiago Mendes apresentou dificuldades nestes primeiros meses para readquirir o melhor condicionamento físico e se readaptar ao ritmo de jogo intenso do futebol brasileiro.
O volante viu seu espaço diminuir no elenco nas últimas semanas com o retorno de Barros, que estava emprestado ao América-MG. Na partida contra o Corinthians, por exemplo, Thiago Mendes não saiu do banco de reservas, mesmo com a lesão de Tchê Tchê no início do jogo. Na ocasião, Fernando Diniz optou pela entrada de Vegetti. Posteriormente, Barros também entrou em campo no lugar de Jair.
No jogo seguinte, o duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, Thiago entrou somente nos acréscimos da etapa final, justamente no lugar de Barros, que vem sendo o escolhido para a posição de primeiro volante com as lesões confirmadas de Jair e Tchê Tchê.
Para agravar a situação, o jogador teve uma lesão constatada na panturrilha direita e perdeu os jogos contra Sport e Botafogo em sequência. Desde então, vem realizando tratamento com a fisioterapia e está no processo de transição com a preparação física, mas seguirá como desfalque na lista de relacionados novamente contra o Ceará. Thiago Mendes tem contrato com o Vasco até o fim dezembro de 2027.