O Vasco apresentou oficialmente na manhã desta quinta-feira o volante Thiago Mendes. O jogador assinou com o clube até dezembro de 2027. O jogador de 33 anos desembarcou no Rio de Janeiro na última terça-feira, foi aprovado na bateria de exames, mas ainda passará por um processo de recondicionamento físico. Ele recebeu a camisa 23 das mãos do diretor esportivo Admar Lopes e afirmou que retornou ao Brasil acreditando no projeto do clube após uma ligação do técnico Fernando Diniz.
- Primeiramente eu tive um desgaste no Catar com o presidente, por isso que não teve muitos jogos a serem feito, me prometeram várias coisas, não cumpriram, então, eu acho que teve um encerramento do ciclo no Catar. Eu acho que agora é trabalhar firme. Como o Diniz tinha me ligado, falando do projeto que o Vasco tinha, cheguei com a cabeça tranquila no Vasco e espero trabalhar para estar logo à disposição da equipe.
Thiago Mendes foi revelado pelo Goiás. Ele atuou pelo São Paulo entre 2015 e 2017, com 147 partidas disputadas e 12 gols marcados. Passou ainda por Lille e Lyon, da França. Antes de fechar com o Vasco, ele defendeu o Al-Rayyan, do Catar. No começo do ano, o São Paulo tentou a contratação dele. Santos e Atlético-MG também fizeram contato.
- Estava na hora de voltar, há muito tempo fora também jogando, a família longe do Brasil também, meus familiares aqui também. Eu acho que o projeto do Vasco, a ligação do Diniz, eu acho que foi fundamental para mim nessa volta. Eu acho que o Vasco está crescendo, só tem a crescer, o projeto que vai estar vindo, sendo feito, eu acho que vai ser fundamental, eu acho que a família também estava querendo voltar, e a gente escolheu o Vasco. Se Deus quiser vai dar tudo certo aqui.
Foi um bate-papo que ele falou o que esperava de mim dentro de campo, o que ele esperava que eu pudesse acrescentar ao Vasco. Eu falei tudo para ele, ele me falou do projeto.. Acho que vai chegar reforço também, não posso te garantir nada, acho que isso fica para a diretoria"
— disse Thiago Mendes sobre a conversa com Diniz
As negociações tiveram muitos elementos que influenciaram o desfecho positivo. Alguns já foram revelados pelo ge, como o papel de Admar Lopes, que conhecia o jogador desde o Lille, da França, e que tem uma boa relação com o empresário Paulo Pitombeira, que agencia a carreira do jogador. No entanto, as participações de Diniz e do goleiro Léo Jardim também foram determinantes.