Futebol

Thiago Rodrigues seguirá jogando com protetor facial em 2022

Em tempos de máscaras por conta da pandemia da covid-19, o Vasco terá seu mascarado também dentro de campo, embora por outros motivos médicos. Contratado este ano para ser o camisa 1 da equipe na temporada, o goleiro Thiago Rodrigues seguirá utilizando seu protetor facial em 2022 assim como fez em boa parte do ano passado pelo CSA.

No final de março de 2021, o arqueiro sofreu uma pancada no rosto —em partida contra o Ceará pela Copa do Nordeste— que o fez fraturar ossos da testa, órbita e nariz. Inicialmente, a ideia era que ele passasse por uma cirurgia, algo que, posteriormente, não se fez necessário.

Thiago Rodrigues se recuperou a tempo de estar em campo na decisão do Campeonato Alagoano contra o rival CRB e pegou dois pênaltis, ajudando diretamente no título estadual. Na ocasião, utilizou o protetor facial que o acompanha desde então em jogos e treinos.

"Tive um lance no ano passado que foi muito difícil. Fui acertado por um colega de trabalho na testa, um adversário, e fraturei o olho e o nariz. Optamos, dentro de um consenso médico, a não operar. E para jogar as finais era necessário usar a máscara, que uso até hoje. Valeu a pena o sacrifício, pois defendi dois pênaltis", se recordou o goleiro, complementando sobra a temporada de 2022:

"Não é nem porque eu quero, mas pelo que os médicos pedem e observam, será necessário que eu utilize a máscara também este ano".

Protetor de alta tecnologia foi desenvolvido por dentista do Atlético-MG

O protetor facial utilizado em campo por Thiago Rodrigues foi desenvolvido pelo dentista Marcelo Lasmar, do Atlético-MG, que é primo do médico do Galo e da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar. O trabalho foi feito em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa e o dentista radiologista, Vinícius Machado.

O utensílio foi produzido com alta tecnologia. Na parte interna, por exemplo, o material usado foi o Etileno Acetato de Vinila (EVA), que é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d'água. Já a parte interna foi feita com fibra de carbono e resina epóxi, tudo baseado na impressão 3D da face do goleiro, o que lhe garante um produto que molda o rosto do arqueiro e proporciona mais conforto.

"Eu coloco no rosto e nem sinto", disse Thiago após sua entrevista coletiva de apresentação no Vasco ontem (11), no CT Moacyr Barbosa.

O cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa destacou que a tecnologia empregada é a mesma dos protetores feitos para os jogadores dos grandes clubes da Europa.

"Utilizamos o que há de mais moderno no mundo dentro da odontologia esportiva para que o mesmo pudesse voltar aos jogos rapidamente e com segurança. A tecnologia utilizada é a mesma desenvolvida para jogadores dos clubes europeus como Real Madri e Barcelona por exemplo", declarou o profissional em uma postagem em sua conta no Instagram.

Estatísticas levaram Vasco a contratar o goleiro

Thiago Rodrigues, de 33 anos, chega ao Vasco com status de titular. Algo que foi fundamental para sua contratação, segundo apuração do UOL Esporte, foram as estatísticas do goleiro, considerado o melhor de sua posição em 2021 — entre as Séries A e B — na média dos fundamentos.

"O futebol, hoje em dia, é muito pautado por números. Em termos de estáticas, tive as melhores notas das séries A e B. É um grande feito individual e que me credencia a ter essa responsabilidade que é vestir a camisa do Vasco", destacou o goleiro.

Além de Thiago Rodrigues, o Vasco tem disponível para a meta em 2022 os jovens Lucão, Alexsander e Halls, todos revelados nas divisões de base do clube.

Foto: Ailton Cruz/Gazeta de AlagoasThiago Rodrigues
Thiago Rodrigues

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri