Futebol

Tiago Reis busca retomar espaço

Destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e eleito a revelação do Campeonato Carioca deste ano, o atacante Tiago Reis busca reconquistar espaço no elenco do Vasco, cinco meses depois de ganhar os holofotes. E a mudança de visão do técnico Vanderlei Luxemburgo em relação às características necessárias para o homem de referência do setor ofensivo podem ajudar o jovem jogador.

Tiago Reis começou o ano como um dos responsáveis pela boa campanha do time de São Januário na Copinha. A equipe comandada por Marcos Valadares chegou à final - perdeu para o São Paulo nos pênaltis -, e o atacante foi autor de nove gols em nove jogos.

Assim, foi integrado ao elenco profissional e passou a ser reserva imediato do experiente Maxi Lopez. Ainda no Estadual, atuou em oito partidas, balançou as redes quatro vezes, sendo uma delas na semifinal da Taça Rio, contra o Bangu, e outra na final, diante do Flamengo. No dia 22 de abril, foi eleito a Revelação do Carioca.

Pouco tempo depois da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, Maxi Lopez deu adeus ao Cruzmaltino. Por outro lado, as oportunidades a Tiago Reis não aconteceram. Neste período, ele esteve em campo em oito oportunidades e somou 291 minutos. Na posição, Marquinho, Valdívia e Marrony foram improvisados, mas sem sucesso.

No decorrer da paralisação para a Copa América, Luxa deu a entender que não queria "queimar" Tiago. Recentemente, porém, Ribamar, até então treinando separadamente, foi reintegrado e a explicação indica uma mudança de visão do comandante vascaíno em relação às características para a função.

"Durante essa primeira fase eu descobri que preciso de um jogador igual ao Ribamar. De repente, não vai fazer gol, mas vai incomodar", disse, em entrevista após a vitória sobre a Chapecoense.

O retorno de Ribamar, apesar de aumentar a concorrência, dá esperança a Tiago. Além de entender a alteração no perfil, a oportunidade dada ao companheiro aponta que Luxemburgo está atento ao elenco e a chance pode surgir quando menos se espera.

Enquanto isso, o jovem, que chegou a ser um dos garotos-propaganda do Vasco no começo do ano, tenta recuperar espaço visando o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 22/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Nilton Santos
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (36,36%)
Empates 3 (27,27%)
Derrotas 4 (36,36%)
Total 11
Gols
Marcados 13 (59,09%)
Sofrido 9 (40,91%)
Total 22
Saldo 4
Cartões
Amarelos 15 (88,24%)
Vermelhos 2 (11,76%)
Total 17