A Rede Globo está fazendo forte marcação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Clube dos 13 para que a disputa do Campeonato Brasileiro volte a ser disputado na fórmula do mata-mata, o que não acontece desde 2002, quando o Santos ficou com a taça nacional. Dessa maneira, os clubes da Série B ganhariam um ingrediente extra na competição.
O motivo é que junto com a mudança do calendário para a volta do mata-mata, o Clube dos 13 tenta tirar da disputa do Brasileirão as vagas aos times da elite à Copa Sul-Americana. Assim, os oito lugares dos clubes brasileiros ficariam com os times participantes da Série B de 2010. A confirmação foi do presidente interino do Flamengo, Delair Dumbrosck, em entrevista ao jornalista Milton Neves, na manhã deste domingo, na Rádio Bandeirantes AM.
“As vagas dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana serão repassadas aos clubes da Série B. Isso abriria datas no calendário dos times do Brasileirão para poderem excursionar ao exterior e realizar amistosos”, revelou Dumbrosck, que disse ser esse o pensamento do Clube dos 13.
A principal justificativa se dá em relação a maioria dos clubes brasileiros desprezarem a competição continental que é disputada simultaneamente com o Brasileirão. Em setembro, Corinthians e Flamengo iriam disputar jogo amistoso na Palestina, mas foram impedidos devido a falta de datas no calendário nacional. Outro prejudicado foi o São Paulo, que enfrentaria o Lyon, da França, na última semana.
Mais lidas