Futebol

Titular absoluto, Gabriel Pec se consolida no Vasco

Titular absoluto do Vasco, Gabriel Pec se fortaleceu literalmente dentro do clube no início de 2021, quando voltou a jogar pelo profissional após a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Com quatro quilos de massa muscular e cinco centímetros a mais em relação a janeiro do ano anterior, decolou mesmo pelas mãos de Marcelo Cabo. Coleciona recordes.

Pec, de 20 anos completos em 11 de fevereiro, é o único dos vascaínos que jogou todas as 12 partidas da equipe na temporada - só saiu do banco em jogo dos reservas contra o Bangu (4 a 2), quando já era considerado titular absoluto. Participou dos dois primeiros compromissos, disputados por um time de jovens, e, na estreia de Marcelo Cabo já em meio a profissionais, marcou os dois gols do Vasco no empate com o Nova Iguaçu.

O meia-atacante não esconde que o biotipo franzino o atrapalhou na transição entre base e profissional. Para ele, o ganho de massa muscular foi fundamental para crescer no time principal.

- Desde a base sempre fui muito franzino, mas sempre marcava gols e fazia meu jogo. Mas fui subindo de categorias e foi ficando mais difícil. No meu primeiro ano de sub-20 foi bem difícil para mim, fiquei desanimado.

- Sei que tenho essa dificuldade na força física, mas isso me motiva a trabalhar mais e chegar cedo no clube para fazer academia. Ganhei quatro quilos de massa muscular e cresci cinco centímetros, desde que subi para o profissional. Isso tem me ajudado muito - afirmou em entrevista concedida ao ge no início de abril.

Se Pec "sempre marcava gols na base", isso passou a se repetir no profissional. É o artilheiro do time na temporada, com seis (cinco no Carioca e uma na Copa do Brasil) - média de 0,5 por jogo. Cano e Tiago Reis vêm atrás, com três gols cada. O argentino, especialista no assunto, também tem média de 0,5 por confronto.

- Estou muito feliz com esse momento. O professor Marcelo Cabo já implementou um trabalho muito bacana, com um estilo de jogo que me sinto bem, participo mais, toco mais na bola. A gente tem que ficar com a bola na maior parte do jogo, e isso facilita. Ele me cobra muito para pisar na área, ele diz que atacante tem que fazer gols, e estou sendo feliz - disse Pec, na mesma entrevista citada anteriormente.

O "pisar na área" foi fundamental para Pec. Todos os seis gols foram marcados foram feitos dentro dela. É o líder de finalizações do time na temporada, com 22 - 16 de dentro da área.

Mesmo com a chegada dos atacantes Morato e Léo Jabá, Gabriel Pec passou de promessa à certeza dentro de São Januário. A Copa do Brasil e a Série B serão os testes de fogo para se firmar de vez.

Raio-X das finalizações de Gabriel Pec:

  • Total: 22, todos chutes e nenhum cabeceio
  • Dentro da área gol: 6
  • Dentro da área para fora: 3
  • Dentro da área defendido: 1
  • Dentro da área bloqueado: 3
  • Fora da área defendido: 4
  • Fora da área bloqueado: 1
  • Fora da área para fora: 4

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir