Torcida

TJ-RJ quer medidas mais duras contra violência das torcidas

Após se reunir com representantes dos clubes cariocas e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) na última quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, defendeu a criação de regras mais rigorosas para coibir a violência nos estádios durante as partidas de futebol.

As principais mudanças debatidas no encontro foram o controle do acesso das torcidas organizadas aos jogos, cadastrando seus membros e limitando sua presença a 5% da capacidade total; a proibição da venda de bebidas alcoólicas ao redor dos estádios; o aumento do poder do Juizado Especial Criminal que atua no local onde as partidas são disputadas; e a permissão da quebra de sigilo eletrônico e telefônico dos líderes das facções criminosas.

- Considerando que hoje é muito comum esses grupos combinarem pela internet o que vão fazer, acho que pode ser muito útil para termos uma atitude preventiva. E a polícia só vai poder agir preventivamente se o Poder Judiciário autorizar - explicou o desembargador.

Sobre a proibição do comércio de bebidas alcoólicas próximo aos estádios, o presidente do TJ-RJ prometeu pedir a anulação do decreto assinado pelo ex-prefeito Cesar Maia que liberava moradores do bairro a venderem alimentos e bebidas em suas casas.

\"ReuniaoReunião de clubes na Ferj para abordar violência em estádios (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)

- Eu vou conversar com o prefeito e pedir para ele revogar esse decreto autorizando a venda de bebidas nas imediações do Engenhão - disse Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

No dia 13 de setembro a Ferj divulgou um documento feito com a participação dos presidentes dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro que trazia propostas para solucionar a violência relacionada aos eventos esportivos e seria entregue ao presidente do TJ-RJ.

Fonte: SPORTV
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134