Clube

TJD considera 'remotíssima' a chance de exclusão do Fluminense do Carioca

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), que também preside a Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ, Marcelo Jucá, acredita ser "remotíssima" a chance de exclusão do Fluminense do Campeonato Carioca 2019 em razão de ter acionado a Justiça Comum para obter uma liminar fazendo valer seu contrato com a concessionária Maracanã e o direito de ocupar o setor sul da arquibancada. Jucá explicou que "seria necessário dolo específico de se atingir a competição, o que não parece ter ocorrido".

Na segunda-feira, o Fluminense foi denunciado pela Procuradoria do TJD-RJ e, agora, corre risco de exclusão do Campeonato Carioca. No fim da tarde de segunda, Jucá negou o pedido de suspensão preventiva do clube por liminar, mas o caso ainda irá a julgamento no tribunal.

Apesar de ser notório o descontentamento da cúpula da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com a postura de Pedro Abad, presidente do Fluminense, a notícia da possibilidade de exclusão do clube também não agradou nem um pouco. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a denúncia de Valentim foi considerada um "exagero".

Nesta terça-feira, questionado sobre como o tribunal desportivo lida com esse tipo de caso, Jucá explicou que normalmente o uso da Justiça Comum para sobrepor decisões desportivas é feito por clubes de menor expressão. Ele comentou "em tese" o caso do Fluminense:

- Na qualidade de pesquisador, com tese de Mestrado tratando justamente sobre a Justiça Desportiva, posso afirmar que foram poucos os casos de julgamentos no artigo 231 do CBJD e que na maioria das vezes são clubes de porte menor que utilizam desse expediente com o objetivo de tumultuar um campeonato. Falando apenas em tese sobre o caso específico, entendo que o Fluminense optou por defender um direito legítimo garantido em contrato e que este é conflitante com o regulamento da competição. A questão é contratual com reflexos desportivos diretos e dai, o grande desafio sobre a competência. Em uma hipótese como essa a chance de exclusão do torneio é remotíssima, pois seria necessário dolo específico de se atingir a competição, o que não parece ter ocorrido - disse Jucá.

Fonte: (ge)
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri