Clube

TJD pode tirar seis pontos do Vasco

A liderança do Vasco no Grupo A da Taça Guanabara está ameaçada. No entanto, quem pode tirar a primeira posição do time da Colina não é o Americano, vice-líder, muito menos o Fluminense, adversário do próximo domingo. A polêmica envolvendo a inscrição do meia Jéfferson para a estréia na competição, dia 24 de janeiro, contra o clube de Campos, ganhou mais uma capítulo nesta sexta-feira, e nada positivo para os cruzmaltinos.

A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), na pessoa do procurador André Luiz Valentim, registrou uma a denúncia de que o nome jogador não constava Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no momento da partida. Caso a história seja confirmada, o Vasco teria infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e corre o risco de perder seis pontos na tabela da competição, além de pagar uma multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.

Na próxima terça-feira, a Quinta Comissão Disciplinar do TJD julgará o caso.

- Tomamos conhecimento da irregularidade através da imprensa, apuramos e fizemos a denúncia. O que soubemos é que o documento chegou à Ferj no sábado (dia do jogo) às 16h, quando já não havia mais expediente. Sendo assim, ele não poderia ter atuado - disse André Valentim.

O procurador esclareceu também todo o imbróglio:

- O Brasiliense, que tinha contrato com o jogador, entrou com uma ação trabalhista e conseguiu um mandado de segurança cancelando o vínculo com o Vasco. O clube conseguiu uma liminar anulando esse mandado, só que o documento só foi recebido pela Federação no dia do jogo.

Do lado vascaíno, no entanto, o clima é de tranquilidade. O assessor jurídico, Luiz Américo, garante que não há possibilidade do clube ser punido.

- Estamos tranquilos. A liminar foi expedida e restaurou a regularidade do Jéferson. E assim também é o entendimento da Federação. Inclusive, entreguei a cópia do documento ao delegado do jogo. O atleta já estava no Bira, mas na pendência dessa decisão judicial, que foi decidida antes da partida. Assim, o status de legalidade, que já havia antes do mandado de segurança, foi re-estabelecido.

Caso a punição seja confirmada, o Vasco ficaria com apenas três pontos e cairia da liderança para a lanterna do Grupo A da Taça GB.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir