Torcida

Torcedora mirim ganha as redes sociais com comentários sobre o Vasco

Uma partida de futebol pode gerar diversas reações entre os espectadores: alegria, angústia, nervosismo e até irritação. É comum que um único jogo mexa com todos esses sentimentos dos torcedores, seja na fase boa ou no momento ruim do time.

A naturalidade da carioca e vascaína Giovana Antunes, de apenas 10 anos, evidenciou como o futebol pode balançar o coração dos apaixonados pelo esporte, independente da idade. Natural do Rio de Janeiro, a torcedora mirim viralizou nas redes sociais após fazer uma série de vídeos repercutindo o momento do cruzmaltino.

Atualmente, a menina, que apesar da pouca idade também é atriz, cantora e tecladista, possui mais de 116 mil seguidores em uma rede social. Além disso, seus vídeos já são vistos e comentados por torcedores de diversas equipes. Ela ainda tem um quadro intitulado "Você Prometeu", no canal AV Mais, no YouTube.

Em entrevista ao site da TV Cultura, Giovana, ou 'Gigi do Vasco' afirma que a sua paixão pelo futebol e pelo Vasco foi influenciada pelos pais, que se conheceram em São Januário. Com esse histórico, o time escolhido não poderia ser outro.

“Comecei a gostar de futebol por conta do pai e da minha mãe, eles sempre foram vascaínos, tanto que eles se conheceram em São Januário. Eu comecei a ter essa paixão pelo futebol assim, eu sempre assisti aos jogos junto com eles e fui crescendo acompanhando”, conta.

A torcedora mirim destaca ainda que até foi batizada na Nossa Senhora das Vitórias, igreja do Vasco, e que começou a gostar de acompanhar as partidas mesmo antes de pisar os pés no estádio pela primeira vez.

“Eu não lembro muito bem a primeira vez que eu fui [ao estádio] porque eu era muito pequenininha. Eu só sei que eu fui batizada na igrejinha [do Vasco], então, eu sempre gostei de futebol, mas, na verdade, eu sempre gostei do Vasco, mais do que de futebol. Então, não tinha como eu não ser Vasco”, revela.

O amor pelo Vasco fica claro pelos vídeos publicados pela torcedora mirim. O primeiro conteúdo feito por Giovana Antunes foi compartilhado nas redes sociais em novembro de 2023, quando o Vasco empatou com o Cruzeiro por 2 a 2, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time carioca lutava para não cair.

A influencer vascaína conta que começou a pegar gosto pelos vídeos um mês depois da primeira postagem, quando o Vasco se livrou da Série B da competição após vencer o Bragantino por 2 a 1. A publicação acumula mais de 18 mil visualizações apenas no Instagram.

Esse foi apenas o primeiro vídeo de Giovana Antunes a ‘viralizar’. Após o vídeo feito no final do campeonato, ela começou a fazer outros conteúdos relacionados ao Vasco. Mas o rosto da carioca ganhou o Brasil somente em março, quando o seu time do coração perdeu para o Nova Iguaçu, em uma partida do Campeonato Carioca.

Na publicação, gravada dentro do carro, a menina gravou sua reação depois da derrota do time. Com muita naturalidade e indignação, o vídeo rapidamente ganhou destaque nas redes sociais. Hoje, a postagem possui mais de 4.4 milhões de visualizações. Na fase atual do clube, Giovana Antunes virou uma representante dos torcedores, seja pela revolta com resultados ruins ou pela alegria nas vitórias.

“Quando eu voltei do jogo [contra o Nova Iguaçu], eu gravei um vídeo no carro e o vídeo explodiu. Depois, um monte de gente começou a me seguir e um monte de gente começou a me mandar mensagens falando ‘você é representante da torcida do Vasco’, e eu gosto disso. Eu só queria que fosse em uma fase melhor”, comenta.

Depois do vídeo explodir no Instagram, Giovana Antunes afirma que passou a gravar todos os vídeos no carro, o que acabou se transformando em marca registrada.

“Eu aprendi a gravar os vídeos sozinha, foi uma coisa natural. Eu passei a gravar os vídeos saindo do estádio, e eu acho que acaba sendo meio que a minha marca. Todo mundo me conhece como a ‘menininha do carro’, mas não foi algo planejado”.

Apesar de gostar de ser uma representante da torcida vascaína, Luciana Antunes, mãe de Giovana, e responsável por monitorar o perfil da filha, diz que no início se assustou com a proporção das visualizações. Além disso, ela revela que durante um momento pensou em não postar mais os vídeos nas redes sociais.

“No primeiro vídeo eu e o pai ficamos super assustados, eu fiquei me perguntando se a gente está fazendo certo, mas ela gosta [...] e ela sabe lidar melhor do que gente. Nós prezamos muito pela imagem dela, só que ao mesmo tempo, quando nós pensamos em desistir, por medo, ela falou ‘não, mãe, eu não quero [desistir]”, relembra.

Hoje, os seguidores da torcedora não são apenas de vascaínos. Luciana Antunes revela que a essência dos vídeos da filha conquistou até mesmo flamenguistas e corintianos, por exemplo.

“A essência também é que a gente não zoa nenhum time. A gente torce para o Vasco, a gente respeita todos os times. Você nunca vai ver um vídeo da Giovana atacando, porque a essência dela é vibrar com o time dela”.

“A preocupação dela é gravar, chegar em São Januário e as pessoas falarem com ela. É isso que ela quer, ela não quer ficar preocupada. Ela não fica preocupada com números e essas coisas. É difícil o adulto lidar, imagina a criança, então, sempre estamos com o pé no chão”, acrescenta Luciana.

Muito além dos vídeos

Segundo a mãe da menina, a prioridade de Giovana é a educação. Luciana Antunes conta que a vascaína só tem permissão de gravar os conteúdos em razão das boas notas na escola e por ela ser uma boa aluna.

De acordo com Luciana, em jogos de quarta-feira, por exemplo, a condição de ir às partidas é adiantar todas as atividades e estar com tudo pronto da escola.

“Ela não estaria fazendo vídeos sem boas notas. Ela sabe que a educação está em primeiro lugar. Então, eu não preciso nem me preocupar, ela é esforçada, ela realmente faz por onde”, explica.

Os sonhos realizados

Apesar de nunca ter visto o Vasco levantar um título, a torcedora mirim conseguiu realizar alguns sonhos relacionados ao time. Depois de explodir nas redes sociais, ela teve a oportunidade de conhecer Pedrinho, ídolo do cruzmaltino e hoje presidente do clube.

Além de ter a chance de estar perto de ídolos da história do Vasco, a garota classifica como um dos momentos mais especiais de sua vida o dia em que entrou em campo com o atacante Pablo Vegetti, um dos seus jogadores favoritos do elenco atual do clube.

“Quando eu conheci o tio Pedrinho foi muito legal, e também quando eu entrei em campo com o Vegetti. Eu não esperava que eu fosse entrar com ele, eu esperava que fosse entrar com qualquer outro jogador, mas pensei assim ‘seria muita sorte entrar logo com ele’, E acabei entrando e fiquei muito feliz”, ressalta Giovana.

Mesmo gostando de conhecer os jogadores, a menina revela que o que mais gosta é estar próxima de outros torcedores, ser reconhecida nos arredores de São Januário e tirar fotos com os fãs de seus vídeos.

Sonhos para o futuro

Engana-se quem pensa que apenas o Vasco faz parte da vida da menina de 10 anos. Os seus objetivos para quando ficar mais velha não estão relacionados somente ao esporte. Segundo ela, os sonhos maiores sonhos envolvem a atuação, o canto e, quem sabe, ser comentarista de futebol.

Sobre o cruzmaltino, o seu maior sonho é ver o time levantando uma taça do Mundial de Clubes.

“O maior título que eu gostaria de ver é o Mundial, mas eu sei que está difícil, então, por enquanto, um Brasileirão já está bom. Para esse ano, eu gostaria que o Vasco terminasse o ano entre o nono e o 11° lugar [no Campeonato Brasileiro]”, aponta.

Foto: Reprodução | Instagram @giovanaantunesoficial

Fonte: Cultura
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir