Futebol

Torcedores vivem expectativa de rever Alex Teixeira atuando pelo Vasco

No futebol, a palavra casa é comumente usada para os casos em que um time atua em seu estádio, ao lado da torcida. Porém, hoje (31), em São Januário, ela ganha também um significado mais afetivo. Cria do Vasco, Alex Teixeira volta ao lugar onde cresceu e se formou —não apenas no futebol—, para vestir novamente a camisa cruzmaltina e continuar uma história que teve início ainda nos primeiros anos de vida. O duelo com a Chapecoense, pela Série B do Campeonato Brasileiro, será às 16h.

A equipe da Colina, com 38 pontos, quer se aproximar do líder Cruzeiro, que tem 45, e, novamente, estará sob comando do interino Emílio Faro, enquanto a diretoria busca um substituto para Maurício Souza, demitido no último domingo. A Chape, por sua vez, tem 23 e quer se afastar da zona de rebaixamento.

O reencontro será com arquibancada lotada. A expectativa da torcida em rever Alex Teixeira é tamanha que os cerca de 22 mil ingressos se esgotaram em menos de cinco horas.

O jogador, que estava no Besiktas, da Turquia, assinou até o fim do ano e é uma das grandes contratações do Vasco contando, inclusive, com as últimas temporadas.

Alex Teixeira chegou à Colina ainda com oito anos e fez a estreia no profissional em fevereiro de 2008, já conquistando espaço no elenco. Na temporada seguinte, foi titular no Cruzmaltino e um dos destaques no título daquela edição da Série B, além de ter sido eleito o segundo melhor jogador do Mundial sub-20, pela seleção brasileira.

Ao fim do ano, foi concretizada a venda ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 6 milhões de euros. De lá para cá, ele teve passagem também pelo Jiangsu Suning, da China.

"Desde que eu saí daqui para ir para a Turquia resolver com o clube [Besiktas], eu já estava com esse sentimento [de querer voltar]. Se o clube liberasse, a única opção era o Vasco. Recebi um monte de proposta e não quis nem escutar. No avião mesmo mandei uma mensagem, a princípio queria treinar aqui. O Brasil sabe, eu falei na reunião: "Não quero nem saber de salário". Eu tinha esse sentimento de querer voltar. Falei: 'O que fizerem por mim, eu assino agora'. Meu sentimento de gratidão é muito grande", afirmou o meia-atacante, na apresentação.

O jogador já esteve no gramado de São Januário, mas apenas para saudar a torcida. Agora, será para valer, mas ainda não se sabe qual será a estratégia utilizada pela comissão técnica para a entrada do camisa 7.

"Dentro do nosso grupo, temos reuniões constantes e está marcada uma reunião com todos os setores para definir tudo. Até a conversa com o próprio Alex, para saber como ele está se sentindo. É um jogador diferenciado e dentro do diferenciado dele, cabe em qualquer posição. Vamos conversar para fazer a coisa certinha e tranquila, sabendo que ele é o nosso 'plus'", apontou Emílio Faro, após a vitória sobre o CRB, na última quinta-feira.

Polêmica antes da partida

Diante do apelo que a estreia de Alex Teixeira traz ao jogo, o Vasco tentou levar o duelo com a Chapecoense para o Maracanã, mas teve, novamente, o pedido negado. Em nota, o clube lamentou o fato de "o Consórcio Maracanã venha, mais uma vez, cercear os diretos do clube e de sua torcida, se assenhorando arbitrariamente de um patrimônio público que não lhe pertence". Além disso, indicou que "o caso foi encaminhado para o departamento jurídico, que vai avaliar as medidas cabíveis".

Diante do imbróglio e do prazo necessário para a operação do jogo, o Cruzmaltino decidiu manter o compromisso em São Januário, como marcado anteriormente.

Reforços

Até agora, Alex Teixeira foi o único reforço anunciado nesta janela de transferência. O Vasco, porém, tem acordos bem encaminhados com o atacante Fábio Gomes, do Atlético-MG, o lateral-esquerdo Paulo Victor e o o atacante Gustavo Maia, ambos do Internacional. Todos desembarcam em São Januário por empréstimo.

FICHA TÉCNICA
VASCO X CHAPECOENSE

Competição: Campeonato Brasileiro Série B - 21ª rodada
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 31 de julho de 2022, domingo, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê; Figueiredo, Gabriel Pec e Raniel. Técnico: Emílio Faro (interino)

CHAPECOENSE: Saulo; Maílton, Léo, Victor Ramos e Fernando; Luizinho, Ronei, Matheus Bianqui, Felipe Ferreira; Chrystian e Perotti. Técnico: Marcelo Cabo

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir