Torcida

Torcida mais pacífica do Estadual será premiada

As torcidas cariocas vão pensar duas vezes antes de cometer alguma infração dentro e fora dos estádios. O motivo é que no Campeonato Carioca deste ano, a torcida mais pacífica será premiada. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB/RJ) e o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) apoiam o projeto Torcida Legal, idealizado pela OAB/RJ. O lançamento do projeto acontecerá neste domingo, dia 24 de janeiro, no estádio do Engenhão, antes do clássico entre Botafogo e Vasco.

“Esse projeto na nossa comissão de esportes tem uns seis meses e foi de autoria do advogado Martinho Neves Miranda. Fomos amadurecendo a ideia e trouxemos para a diretoria da OAB e eles aprovaram. Em seguida, passamos para a Ferj, que também gostou”, explicou o presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/RJ, André Porto Romero.

O objetivo do projeto é acabar ou pelo menos reduzir o número de confrontos entre torcedores em dia de jogos. Segundo o secretário geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira de Souza, a festa das torcidas é o que deve prevalecer nos estádios. “O objetivo principal do projeto é ter a paz entre as torcidas. Nós queremos a participação positiva das torcidas e vamos privilegiar as torcidas que fizerem festa bonita, porque o futebol sem torcida não tem graça”, comentou.

Para premiarem a torcida mais pacífica será mandada uma comissão em todos os jogos para avaliar o comportamento dos torcedores. Além das torcidas dos quatro grandes, as dos clubes de menor expressão também vão entrar no projeto, porém a avaliação será forma proporcional ao número de torcedores.

O presidente do TJD/RJ, Antônio Vanderler, aprovou a ideia e espera os processos relativos a desordens por parte dos torcedores diminuam. “Acredito que essa medida vai diminuir a violência nos estádios e as infrações. Pelo menos esse é o objetivo. A OAB/RJ teve uma iniciativa maravilhosa. É uma experiência nova e estamos na torcida para que dê certo”, afirmou.

O projeto segue em experiência no Campeonato Carioca, mas a expectativa é de que ele se estendida para o Campeonato Brasileiro. A torcida que for eleita a que menos cometeu infração nos jogos, terá voz perante as autoridades. “Será um título simbólico de honra ao mérito. Além disso, essa torcida passará a entrar em debates com as autoridades, que decidem algumas determinações nos jogos. Vamos dar ouvidos a essa torcida, pois é sempre bom ouvir quem vai aos jogos para assistir ao espetáculo e não para brigar”, concluiu Vanderler.

Agradecemos ao nosso colaborador Lelo Feijó pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Justiça Desportiva
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15