Imprensa

Torcida vascaína transforma São Januário em Caldeirão para o CSA

São Januário é a casa do Vasco e uma das principais armas do clube em qualquer competição. Pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira, não foi diferente. Depois de sete jogos sem vencer, a equipe derrotou o CSA por 3 a 1 em casa e amenizou os problemas com a torcida, em um momento de crise com maus resultados. Os torcedores esgotaram os ingressos, apoiaram desde antes do apito inicial, com um bandeirão para os jogadores do atual elenco, e reconheceram a boa partida que o time fez.

A mensagem no bandeirão erguido na entrada dos clubes em campo resume bem a situação. Com time e torcida em sintonia, o Vasco é muito mais forte, principalmente em São Januário.

Mas é claro que o reconhecimento da torcida sempre vem do que está sendo apresentado em campo. E por isso a sintonia se manteve durante boa parte da partida desta quinta-feira. O Vasco dominou o jogo desde o início, pressionando o CSA no campo de ataque. A equipe de Diniz abriu 3 a 0 antes do intervalo, e os jogadores, que foram alvos de protesto há três semanas, saíram para o intervalo sob aplausos de todo o estádio.

Os jogadores mais festejados foram Léo Jardim, Piton, Tchê Tchê, Rayan e Coutinho. O volante e o atacante, que marcaram gols nesta quinta-feira, foram substituídos sob aplausos da torcida. Coutinho, que encerrou um jejum de três meses sem marcar, retribuiu o carinho dos torcedores com um gesto de coração para a arquibancada e beijos na Cruz de Malta (veja no topo da matéria).

Os últimos jogos em São Januário foram marcados por protestos da torcida durante as partidas. Contra o Grêmio, por exemplo, o zagueiro João Victor foi vaiado desde o primeiro minuto. O defensor, que não atuou contra o CSA, é um dos jogadores com maior desgaste junto à torcida. No duelo contra o Bragantino, pelo Brasileirão, ele também foi vaiado durante boa parte da partida, após falhar nos dois gols do adversário há cerca de dois meses. No jogo contra o Del Valle, alguns torcedores ficaram de costas para não assistir aos minutos finais da partida.

No entanto, não houve vaias por parte da torcida do Vasco na vitória contra o CSA nesta quinta-feira. O momento de maior reclamação foi direcionado a Vegetti. O camisa 99 não vive boa fase no time, e a torcida reagiu ao vê-lo perder algumas chances claras, assim como Garré também desperdiçou.

Ao fim da partida, mais aplausos e comemorações pela vaga na próxima fase. Houve show de luzes e foguetórios ao redor de São Januário.

A insegurança no segundo tempo com algumas chegadas do CSA também deram sustos na arquibancada, mas a torcida vascaína foi junto com o time para apoiar na classificação rumo às quartas. O Vasco está pelo segundo ano seguido entre os oito melhores da Copa do Brasil.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 07/08/2025 às 20h00
    Vasco Vasco 3
    CSA CSA 1
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 10/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 17/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Quarta-feira, 20/08/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Domingo, 24/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 31/08/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A Ilha do Retiro
Artilheiro
Pablo Vegetti 21
Jogos
Vitórias 13 (30,23%)
Empates 14 (32,56%)
Derrotas 16 (37,21%)
Total 43
Gols
Marcados 52 (50,49%)
Sofrido 51 (49,51%)
Total 103
Saldo 1
Cartões
Amarelos 97 (95,10%)
Vermelhos 5 (4,90%)
Total 102