Futebol

Tratativas com Alexandre Mattos estariam caminhando bem

Ainda sem um diretor de futebol para 2024, o Vasco será representado pelo alemão Johannes Spors, diretor esportivo da 777, na reunião global de clubes do grupo. Os encontros começam nesta segunda e serão diários até quinta. Serão quatro dias de reuniões em Berlim, com todos executivos esportivos dos times do grupo (à exceção do Vasco), na sede do Hertha Berlim, na Alemanha.

Será o terceiro encontro global de dirigentes desde que o Vasco foi comprado pela 777. O primeiro ocorreu em dezembro do ano passado, em Genoa, na Itália, e o segundo em abril, na França. Nas duas ocasiões o Vasco foi representado por Paulo Bracks, diretor demitido na quinta-feira passada. O executivo tinha passagens compradas e viajaria para a Europa na última sexta.

Além de questões coletivas do grupo, pontos específicos do planejamento do Vasco deveriam ser discutidos, com assuntos estruturais, planejamento e metas para 2024 e, principalmente, mercado. No ano passado, por exemplo, Paulo Bracks embarcou para a Itália com uma grande lista de jogadores. Alguns nomes foram aprovados pelo grupo, outros não.

Alexandre Mattos, do Athletico, é o mais cotado para assumir como diretor do Vasco; Rodrigo Caetano também agrada, mas não foi procurado — Foto: Gilson Junio/AGIF

Desse encontro, inclusive, saiu a indicação para a contratação do técnico Maurício Barbieri. O nome foi sugerido por Johannes Spors, representante do Vasco nas reuniões desta semana, em Berlim. Quando retornou ao Brasil, no fim do ano passado, Bracks acertou imediatamente com Barbieri e iniciou a busca por jogadores no mercado. Foram contratados 16 jogadores naquela ocasião, na primeira janela.

A questão orçamentária também estará em pauta, mas a definição ocorrerá apenas após o encontro do Conselho de Administração da SAF, previsto para este mês, mas ainda sem data definida. Participarão executivos da SAF, da 777 e dirigentes do clube associativo do Vasco.

Alexandre Mattos

Paralelamente ao encontro, o Vasco tem pressa pela definição de seu novo diretor-esportivo. A SAF tem conversas com Alexandre Mattos, do Athletico-PR, mas ainda não há uma definição. Pessoas ouvidas pela reportagem confirmam que as tratativas estão caminhando bem.

Mattos tem passagens por clubes como Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-MG e Athletico-PR. Entre as conquistas de destaque, venceu quatro vezes o Campeonato Brasileiro (2013, 2014, 2016 e 2018), além de ter levado a equipe paranaense à final da Libertadores, no ano passado.

Além de Alexandre Mattos, outros nomes entraram em pauta e correm por fora. Ex-jogador do Vasco, Juninho Paulista é bem avaliado. Ele está livre desde que deixou a CBF, no início do ano.

Rodrigo Caetano foi o nome sugerido pelo presidente eleito Pedrinho aos executivos da SAF. Antes da contratação de Paulo Bracks, no ano passado, ele esteve cotado e teve três encontros com representantes da 777. No entanto, o dirigente ainda não foi procurado após a saída de Bracks. Rodrigo tem contrato com Atlético-MG e, além disso, está nos planos da nova direção do Corinthians.

O Vasco espera definir nessa semana seu novo diretor. Há questões em aberto, como renovações de jogadores em fim de contrato, vendas e saídas e, claro, contratações de reforços. Além disso, embora a comissão técnica tenha vínculo até dezembro de 2024, Ramón Díaz e Emiliano deixaram o futuro em aberto, e a provável permanência passa por uma conversa com o próximo executivo. O Vasco conta com eles.

Fonte: ge
  • Sábado, 24/02/2024 às 17h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca Kleber Andrade
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Marcílio Dias Marcílio Dias
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário