Os artilheiros Vegetti, Rayan e Philippe Coutinho estão atravessando momentos bem diferentes em 2025. O atacante e capitão argentino foi responsável por 26 gols do Vasco em 56 partidas disputadas nesta temporada. A joia Rayan marcou 17 gols em 49 jogos e Coutinho fez 11 em 49 partidas. Mas o que acontece com este trio na reta decisiva?
A situação de cada um deles tem sua particularidade e característica. Vegetti sempre foi um líder dentro e fora de campo, além de goleador. Pelo Vasco, ele tem 133 jogos, 59 gols e 8 assistências, desde que chegou ao clube em 2023, quando estreou diante do Grêmio e fazendo o gol da vitória por 1 a 0.
O Pirata foi fundamental na arrancada do Campeonato Brasileiro de 2023, quando o time conseguiu a permanência na Série A. Com gols e liderança, Vegetti virou peça-chave no esquema do técnico Ramón Díaz. A temporada seguinte também foi de gols, liderança e protagonismo.
Vegetti é o artilheiro do Vasco no Campeonato Brasileiro com 14 gols (Dikran Sahagian / Vasco)
Neste momento, o lateral-esquerdo Piton formava uma grande dupla com o artilheiro. As assistências do camisa 6 foram fundamentais para que o entrosamento viesse o quanto antes. O meia Payet era outro que tinha esta missão e a cumpriu em determinados momentos.
A partir de agosto de 2024, o capitão recebeu também a companhia do meia Philippe Coutinho, que voltou para casa com o objetivo de levar o time às conquistas. Com sua liderança mais silenciosa, pois é uma característica do nosso cria, Coutinho chegou encarando algumas dificuldades na volta ao Brasil.
Coutinho assumiu a camisa 10 logo após a saída do francês Payet, em dezembro de 2024 (Dikran Sahagian / Vasco)
A adaptação foi gradativa ao calendário brasileiro e rotina de treinamento. Seis meses depois, o camisa 10 assumiu o protagonismo e passou a fazer grandes atuações, mostrando evolução sob o comando, especialmente, do técnico Fernando Diniz.
Aliás, a chegada do treinador também potencializou a joia Rayan. Apontado como um dos grandes nomes da sua geração e com muitos gols na base, o cria ainda não tinha tido uma sequência de jogos como titular e feito tantos gols. Até esta temporada, foram 3 em 43 partidas.
Rayan é o vice-artilheiro vascaíno no Brasileirão com 12 gols (Matheus Lima / Vasco)
O ano de 2025 e a chegada do Diniz transformaram o atacante. Em 49 jogos, Rayan marcou 17 gols. A marca impressiona e desperta, cada vez mais, o interesse de grandes clubes europeus, que vêm monitorando o camisa 77 de perto desde suas grandes atuações pelas seleções de base.
O que esperar do trio nesta reta final de temporada? O Vasco ainda tem cinco jogos a disputar no Campeonato Brasileiro e a semifinal da Copa do Brasil. Dos três, somente Vegetti não é titular, pois o camisa 99 perdeu espaço no time pela ausência de gols (exceção feita ao jogo com Red Bull Bragantino, quando ele marcou dois gols na vitória por 3 a 0).
Mais lidas