Futebol

Turner e Grupo Globo optam por novo horário de jogos

2

Quem acompanha mais de perto as rodadas do Campeonato Brasileiro notou que TVs estão exibido jogos cada vez mais tarde nas noites de domingo, principalmente após às 20h. O movimento foi iniciado pela Turner, que colocou Bahia x Ceará às 20h no dia 23 de agosto porque transmitiu a final da Liga dos Campeões no mesmo dia. Nesse domingo (6), Goiás x Sport e Coritiba x Atlético-MG foram jogados para mais tarde a pedido do Grupo Globo.

Segundo apurou o UOL Esporte, executivos das emissoras notaram que, com as partidas sem público, a demanda pelo Brasileirão aumentou consideravelmente a audiência da TV por assinatura. E a faixa das 20h30 é mais "nobre" do que a das 18h ou a das 19h, quando os jogos das 16h ainda estão repercutindo. Sem deslocamento até os estádios, o torcedor não se prejudica com o novo horário.

No próximo fim de semana, o horário terá sua partida de maior apelo até aqui. O clássico entre Botafogo e Vasco vai começar às 20h30 de domingo (13). Palmeiras x Sport, inicialmente marcado para as 19h45, também deve ser ajustado.

As emissoras também acreditam que os clubes gostam dessa faixa. Além do horário com clima mais agradável para se jogar futebol, existe a vantagem da exibição para o mercado internacional, que voltou neste ano com os direitos de transmissão vendidos para streamings de sites de apostas. Na América Latina, a faixa das 20h30 é a da grande maioria dos jogos das ligas, e o fuso ajuda.

Mas o maior motivo é mesmo a briga por audiência na TV por assinatura. A Turner tem tentado fugir do confronto direto com jogos do Sportv no Brasileirão, principalmente no fim de semana, e pediu por este horário mais tardio para oferecer uma alternativa ao público.

Até aqui, a aposta dado resultado. Bahia x Ceará foi líder de audiência na TV paga. Ceará x Santos, exibido às 21h desse sábado (5), ficou em primeiro com tranquilidade.

O Grupo Globo percebeu o movimento e decidiu escalar algumas partidas para tentar dividir a atenção do público, mesmo que os jogos tenham sido exibidos só no Premiere. Houve boa aceitação, e o confronto direto pode ser restabelecido a depender dos próximos passos da Turner.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 16/01/2021 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quarta-feira, 20/01/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro Estádio Nabi Abi Chedid
  • Domingo, 24/01/2021 às 20h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quarta-feira, 27/01/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro Allianz Parque
  • Domingo, 31/01/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 04/02/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro Maracanã
  • Quarta-feira, 10/02/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro Castelão