Futebol

TV Record adquire os direitos de transmissão do Carioca

O Campeonato Carioca será transmitido pela Record TV em 2021. O acordo foi oficializado em reunião entre a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e os dirigentes dos clubes.

Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama, Volta Redonda e o campeão da Fase Preliminar (que deverá ser conhecido no dia 20) participarão do torneio.
 

Regulamento do Carioca 2021

Conhecido como o “campeonato mais charmoso do país”, a competição terá a entrada dos quatro considerados grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), a partir de 7 de março, com o início da Taça Guanabara — as fases finais, no entanto, ainda não têm data definida, mas obedecerão o Calendário Geral das Competições da CBF.

Ao final das 11 rodadas iniciais, os quatro mais bem colocados disputam a semifinal e os dois vencedores fazem a final, também em formato ida e volta (com a vantagem do empate e do mando de campo). Em caso de empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis, sem necessidade de prorrogação.

Já o segundo turno, a Taça Rio, será disputado entre o 5º e o 8º colocados da primeira fase simultaneamente às disputas de mata-mata, sendo o vencedor considerado o 5º melhor na classificação final, uma vez que os semifinalistas vão ocupar as quatro primeiras posições. Ao final então, haverá os títulos da Taça Guanabara, da Taça Rio e ainda o do Carioca.

Histórico do torneio

O torneio teve seu contrato rescindido com a Rede Globo no ano passado, após o surgimento da MP do Mandante (Medida Provisória 984), que dava aos clubes o direito de negociar os seus próprios jogos com quaisquer emissoras.

Em 2020, o Flamengo venceu o Boavista e ficou com o título da Taça Guanabara. Já na Taça Rio, o Fluminense bateu o Flamengo nos pênaltis. Na grande decisão do Estadual, o Fla devolveu a derrota para o Flu e comemorou o título no Maracanã, já com portões fechados em razão da pandemia da covid-19.

O Flamengo é o maior campeão com 36 títulos do Carioca, seguido por Fluminense (31), Vasco (24) e Botafogo (21).

Confira os últimos campeões do Carioca:
2020 - Flamengo
2019 - Flamengo
2018 - Botafogo
2017 - Flamengo
2016 - Vasco
2015 - Vasco
2014 - Flamengo
2013 - Botafogo
2012 - Fluminense
2011 - Flamengo

Fonte: R7
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir