Futebol

Última sequência invicta do Vasco aconteceu em 2019

Ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Madureira, no último sábado (1), pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio, o Vasco perdeu uma invencibilidade de 11 jogos. Mas você, Joganauta, sabe responder qual foi a última vez que o Cruz-maltino tinha ficado tanto tempo sem perder? O Jogada10 responde.

A invencibilidade de Marcelo Cabo pelo Vasco foi uma das maiores do Século em relação a técnicos estreantes. Porém, em 2019, na sequência de trabalho de Alberto Valentim, técnico que esteve à frente do time na luta contra o rebaixamento do Brasileirão de 2018, o Gigante da Colina teve um ótimo início de temporada, com o maior período desde o famoso ínterim de 34 jogos entre 2015/2016.

O Vasco começou tão bem o ano de 19, que foi campeão invicto da Taça Guanabara (no jogo em que a torcida entrou no decorrer da partida diante do Fluminense, no Maracanã). O time de Alberto Valentim engrenou as 13 primeiras partidas sem perder. O que não é sinônimo de qualidade, diga-se.

Máxi López salva duas vezes

Nestas 13 exibições, o Vasco quase foi eliminado precocemente na Copa do Brasil. Na primeira fase, o time precisou de um pênalti nos acréscimos contra o Juazeirense (BA) para não sair derrotado e eliminado da competição, mantendo viva a invencibilidade.

O penúltimo jogo da série também obteve grande grau de emoção. Contra o maior rival Flamengo, Máxi López, o salvador na Copa nacional, voltou a evitar uma derrota tardiamente. Aos 50 do segundo tempo, El Trator cobrou pênalti para deixar tudo igual no Clássico dos Milhões e ampliar o período invicto do Vasco.

Na partida seguinte, últimos momentos de invencibilidade. Vitória por 3 a 2 sobre o Avaí, em São Januário, pela segunda fase da Copa do Brasil. No jogo seguinte, utilizando um time misto, o revés. Derrota por 2 a 0 para a Cabofriense em Cariacica (ES) e fim da maior invencibilidade do Cruz-maltino desde 2015/16.

2020 sequência foi baixa

Em 2020, ano que o Vasco começou sendo treinado por Abel Braga, o medalhão até conseguiu deixar o Gigante invicto por sete partidas. O mesmo vale para Ramon Menezes, no início do Ramonismo. Porém, parou por aí. Não à toa, o time acabou rebaixado para a Segunda Divisão pela quarta vez.

A maior sequência invicta em jogos oficiais do Vasco segue sendo a de Jorginho. O time ficou entre novembro de 2015 e junho de 2016 sem perder, totalizando 34 jogos de invencibilidade. No meio tempo, coube até o título invicto do Campeonato Carioca. A sequência foi interrompida na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, pela sétima rodada da Série B.

Fonte: Jogada 10