Futebol

Um alívio imediato

Graças a um pênalti de Wendel em Jonílson – o lateral empurrou o meia por trás com o braço direito –, o Vasco venceu o Santos por 1 a 0, deixou a zona de rebaixamento e fez o adversário voltar a se sentir ameaçado pela degola.

A presença da torcida, que lotou São Januário, ajudou. Mas não seria exagero dizer que a entrada de Edmundo, com 57 minutos, acabou sendo fundamental. O Animal tornou o time mais vibrante, deu o passe para Jonílson, no lance em que foi derrubado, e ainda marcou o gol da vitória.

– Cheio de dor, mas estou feliz – disse o atacante.

Sem outra opção, o Vasco começou tentando pressionar e em 15 minutos já havia criado pelo menos duas boas oportunidades, explorando o setor esquerdo da retaguarda, com Leandro Amaral e Jorge Luiz.

Mas o Santos não se limitava à defesa, e também procurava sair nos contra-ataques, embora não soubesse aproveitar o espaço que a zaga cruzmaltina deixava, errando no último passe ou na conclusão.

Kléber Pereira, perigoso como de hábito, mandou uma bola na trave. Vale ressaltar porém que Fábio Costa acabou sendo a grande figura do primeiro tempo, pela tranqüilidade que transmitia e é claro graças a duas ótimas intervenções.

No intervalo, Renato Gaúcho explicou que com um mínimo de tranqüilidade o Vasco chegaria ao gol. A equipe retornou no ritmo do começo do jogo. Leandro Amaral desperdiçou boa chance. Na seqüência, Molina quase marcou. Logo, o técnico cruzmaltino resolveu arriscar, trocando Odvan por Edmundo, pondo fim ao esquema 3-52. O time, sentindo a responsabilidade, errava muitos passes, enquanto o Santos começou a sugerir que o empate não seria ruim. Aos 25 minutos, Edmundo lançou Jonílson, que sofreu o pênalti que o Animal cobrou: 1 a 0.

Márcio Fernandes fez mudanças para tornar o Santos mais ofensivo e o time passou a sair, enquanto o Vasco retomava o 3-5-2 para segurar o resultado, o que efetivamente acabou alcançando.

Torcida comparece em grande número e ajuda, mas entrada de Edmundo é fundamental para vitória

Técnico do Santos deixa o time mais ofensivo após o gol do Vasco, mas não consegue o empate.

Fonte: Lance!