Futebol

Um duelo de delegados

NÚCLEO BOTAFOGO
reporterbotafogo@lancenet.com.br


O clássico de hoje no Engenhão entre Botafogo e Vasco colocará frente a frente Cuca e Antônio Lopes, dois técnicos de perfis e gerações diferentes, mas com uma curiosidade em comum: os apelidos.

Homem da lei nas décadas de 60 e 70, Lopes ganhou o apelido de Delegado. Já Alexi Stival tem uma história diferente para explicar por que é conhecido como Cuca: – Meu apelido também tem origem de delegado, mas no meu caso é o contrário. Quando eu era pequeno e fazia besteira, minha mãe dizia que ia chamar o Cuca, um delegado lá de Curitiba que devia ser bem ruim. Depois, acabou que fiquei comoCuca por causa disso – afirmou o técnico, aos risos.

Outra coincidência está na longevidade e na identificação dos dois em seus clubes. Enquanto Lopes está em sua sexta passagem pelo Vasco, Cuca faz hoje dois anos de sua estréia pelo Botafogo. E exatamente contra o mesmo rival, vencido por 4 a 1 naquela ocasião.

– Nesse período em que estou aqui, o trabalho foi marcado pela consistência. Ganhamos duas Taças Rio, chegamos a duas Sul-Americanas, duas semifinais de Copa do Brasil, talvez à final agora. Ninguém mais fala que o Botafogo pode cair, a premissa é pensar no clube lutando pela Libertadores. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer, assim como os títulos. O trabalho é correto, há um crescimento grande e um futuro promissor – acredita.

Dois anos foram o suficiente para conquistar a admiração da diretoria, dos jogadores e, principalmente, da torcida, que o idolatra.

– Ela sabe que trabalho no limite, que há uma fidelidade ao clube que deu uma grande chance. Recebi várias propostas, mas preferi ficar. Só saio em comum acordo – garantiu.

Cuca no Fogão
44 Anos
tem Cuca, integrante da nova safra de técnicos. Mais experiente, Lopes tem 66.

2 Anos de Botafogo. Técnico alvinegro alcançou a marca no último dia 21.

9 Dias Cuca ficou fora do Botafogo nesse período. Pediu demissão após a eliminação na SulAmericana, mas logo retornou.

136 Jogos tem Cuca pelo Botafogo. São 70 vitórias, 36 empates e 29 derrotas. 2 Taças Rio conquistou Cuca pelo Botafogo. O técnico chegou perto e acredita que em breve o clube conquistará títulos de maior importância.

7 Partidas de Cuca pelo Botafogo contra o Vasco. São quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

NÚCLEO VASCO
reportervasco@lancenet.com.br


Antônio Lopes é o Delegado que não desperta medo em Cuca, mas sim admiração. Considerado um dos mais promissores treinadores da nova geração, o comandante alvinegro anseia construir uma carreira tão vitoriosa quanto à do cruzmaltino.

No currículo de Lopes constam sete títulos estaduais (Vasco (três), Sport, Internacional, Paraná e Coritiba), dois brasileiros (Vasco e Corinthians), uma Copa do Brasil (Internacional), uma Copa Libertadores (Vasco) e a Copa do Mundo de 2002, como coordenador técnico do Brasil.

A história de Lopes é um espelho para qualquer treinador com poucos anos de estrada. Cuca já teve a oportunidade de ser comandado por ele e rasga elogios ao ex-treinador e aos exaustivos, mas eficazes, trabalhos.

– Fui treinado por Lopes no Santos. Trata-se de um profissional corretíssimo. Ele é duro, cobra muito, mas é correto. Ele gosta de trabalhar as jogadas de bola parada insistentemente. Onde vai, dá certo, pois sabe tudo de futebol – disse.

Pela sina vencedora e identificação com o Clube da Colina, Antônio Lopes foi o escolhido pela diretoria cruzmaltina para interromper o incômodo jejum de cinco anos sem títulos. Semifinalista da Copa do Brasil, o treinador terá a chance de levar o Vasco à tão desejada decisão. Na quarta-feira, o Vasco receberá o Sport, em São Januário, precisando de uma vitória por diferença de três gols para avançar.

Porém, o treinador promete não abrir mão do Campeonato Brasileiro. Embora tenha decidido poupar os titulares, Lopes não considera o Botafogo favorito no clássico.

– Não existe diferença em escalar uma equipe que, no momento, não é considerada titular. No plantel há um equilíbrio muito grande entre os jogadores – garantiu.

Lopes na Colina
5 passagens anteriores o técnico Antônio Lopes tem pelo Vasco: entre 1981 e 1983, 1985 e 1986, em 1991, entre 1996 e 2000, e 2002 e 2003.

1 Libertadores O treinador conquistou pelo Gigante da Colina, o título mais importante da história do clube.

2 craques Antônio Lopes pode se vangloriar de ter descoberto no Vasco: Romário e Edmundo.

10 partidas O treinador comandou pelo Vasco desde que retornou ao clube, em março.

2 Derrotas O treinador sofreu nesta sexta passagem pelo Vasco: contra Internacional (1 a 0) e Sport (2 a 0).

3 jogadores Formam a “tropa de elite” do treinador: Morais, Edmundo e Leandro Amaral.

Fonte: Lance