Futebol

Um importante detalhe no regulamento

Fluminense e Vasco se enfrentarão na quinta-feira, no Maracanã, pela Copa do Brasil, com mando de campo do Tricolor, o que não é novidade. No entanto, um detalhe importante no regulamento da Copa do Brasil pode fazer a diferença na hora da briga pela classificação, e de certa forma justifica a atitude do presidente do Vasco, Eurico Miranda, em fazer de tudo para levar a segunda partida válida pela semifinal para São Januário.

O segundo parágrafo do Artigo 20 do regulamento da competição, que trata dos critérios de desempate, diz que \"caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate\". Esse item refere-se ao maior número de gols a favor marcados nas partidas cujo mando de campo pertença ao clube adversário.

Em síntese, isso significa que, na hipótese de os dois clássicos serem realizados no Maracanã, qualquer eventual gol do Vasco deixará de valer como vantagem, pois o estádio é considerado neutro neste caso. Mas, se o Vasco conseguir levar o jogo para São Januário, o que anularia a questão da neutralidade, voltaria a questão da vantagem na casa do adversário.

Para explicar melhor, supondo que os dois confrontos sejam no Maracanã, poderia acontecer o seguinte: o Fluminense vencendo por 3 a 2 a primeira partida e o Vasco por 1 a 0 o jogo de volta, independentemente do saldo de gols, a decisão seria nos pênaltis. No entanto, caso o primeiro jogo aconteça no Maracanã e o segundo em São Januário, considerando os placares do exemplo anterior, o Vasco estaria classificado, justamente pelos gols marcados quando o mando de campo era do adversário.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri