Futebol

Vaga na Libertadores demonstra ascensão de Zé Ricardo como técnico

Sempre que um treinador consegue bons resultados logo no primeiro trabalho, a cautela pede tempo antes que se tire conclusões a respeito de sua qualidade à beira do campo. Zé Ricardo passou por isso no Flamengo, mas sua ascensão como técnico ficará mais perto de ser uma certeza neste domingo, caso confirme a classificação do Vasco à Libertadores.

No segundo ano à frente de uma equipe profissional, ele pode conseguir a segunda vaga seguida na competição sul-americana. Não é pouca coisa. Desde que o Brasileiro de pontos corridos foi implementado, em 2003, apenas sete técnicos conseguiram ir à Libertadores duas vezes seguidas - nomes do peso de Tite, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Emerson Leão e Abel Braga, com Adilson Batista e Marcelo Oliveira fechando a lista.

Desses, apenas Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão protagonizaram o feito por equipes diferentes, o que será o caso de Zé Ricardo se o Vasco vencer a Ponte Preta. Ao menos na teoria, é mais fácil manter bons resultados quando se permanece na mesma equipe de um ano para o outro.

Na curta carreira entre os profissionais, o que mais chama a atenção em Zé Ricardo, além da regularidade nos resultados, é a capacidade de explorar os pontos fortes dos jogadores que tem nas mãos. Não é visto no Vasco deste ano o jogo ofensivo que havia no Flamengo do ano passado e isso não é um demérito. O treinador fechou os buracos da defesa do time da Colina e pavimenta a ida para a Libertadores com uma equipe que sofre poucos gols. A um jogo da sonhada vaga, ele celebra a chance que o Vasco lhe deu após ser demitido do Flamengo.

- Não tenho como negar que estou feliz por voltar a trabalhar e reforçar conceitos do meu trabalho - afirmou o treinador.

Fonte: Extra Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri