Antes de mais nada, o volante Jair passou por cirurgia no joelho direito e já iniciou o processo de fisioterapia de pós-operatório dentro do próprio Vasco da Gama. O jogador vinha sendo um dos titulares de Fernando Diniz quando acabou se lesionando e só voltará aos gramados na próxima temporada.
Para entendermos melhor tudo que aconteceu com o jogador, João Victor, pós-graduado em fisioterapia traumato, ortopédica e desportiva falou na Manchete Esportiva sobre o caso. O especialista começou explicando a lesão do atleta: “A lesão é o que chamamos de Tríade infeliz do joelho. É onde atinge o ligamento cruzado anterior, o ligamento colateral medial e o menisco estão envolvidos. O jogador acaba rompendo os ligamentos e essa ruptura se dá por conta de movimento excessivo além do limite. O menisco acaba se lesionando durante a ruptura do ligamento. O osso do Fêmur bate na estrutura do menisco que é sensível.”
João Victor também falou sobre esse início de fisioterapia logo após a cirurgia: “Nesse momento, o atleta vem com dor e perna inchada. Tentamos diminuir essa dor e esse edema. Começamos a atiçar o quadríceps que é a musculatura da coxa. Porque o paciente costuma voltar da cirurgia com a musculatura inibida. Através de exercícios a musculatura acorda e ajuda na diminuição das dores. Outro movimento é o arco das pernas. Tem todo um protocolo de exercícios até se cumprir os objetivos.”
Aliás, o especialista também revelou como deve acontecer todo o processo de recuperação: “Depois se entra no fortalecimento musculatura, do joelho e do quadril trabalhando tudo isso para dar estabilidade e uma boa recuperação e lá por volta dos terceiros ou quarto mês, respeitando os objetivos, ele vai começar dar trotes na esteira e vai seguir todo o fortalecimento. Vai realizar testes de força e saltos e vai começar o que chamamos de retorno ao esporte.”
Para fechar, o tempo previsto fora dos gramados para a total recuperação: “Os clubes não costumam estipular tempo até porque cada indivíduo responde de uma forma. Não tenho como cravar o tempo. Temos um respaldo da ciência e literatura que são de 9 a 12 meses a expectativa de tratamento. Trabalhamos sempre nesse tempo. Aproveitar para desejar boa recuperação e torcer para voltar a ter o bom futebol que vinha mostrando.”
Essa é a segunda lesão mais grave do volante Jair desde que chegou ao Vasco. Em 2024, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em fevereiro. Voltou após nove meses de recuperação.