Futebol

Valentim relembra pancadaria de tricolores no início da carreira

Alberto Valentim tem no Fluminense, adversário do Vasco no próximo sábado, um personagem importante no início de sua carreira. Ele foi companheiro de Leo Percovitch, técnico do sub-20 tricolor, no Guarani, em 1995, quando iniciava a carreira. No ano seguinte, viu o então goleiro ser um dos protagonistas de uma batalha campal nas Laranjeiras.

Valentim estava no Atlético-PR. No jogo contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, o Furacão venceu por 3 a 2. Com o time carioca desesperado na luta contra o rebaixamento, Percovitch, goleiro do Flu, tentou um gol salvador no fim da partida. Ricardo Pinto, do Atlético-PR, defendeu e se desentendeu com o arqueiro tricolor.

Logo depois, com o fim da partida, Ricardo Pinto se dirigiu à torcida do Fluminense exibindo o escudo do Atlético. Tricolores invadiram o gramado e iniciaram uma pancadaria que marcou Valentim, então um jovem lateral-direito de 21 anos.

- Nós vencíamos o jogo por 3 a 2, teve vários objetos jogados no campo. Depois eu vi aquele loucura dos torcedores entrando no gramado para nos agredir. Ricardo (Pinto, goleiro do Atlético-PR) teve traumatismo craniano. Todos acuados pelos vândalos. Violência física mesmo, que a gente não tinha culpa alguma. A gente só veio jogar. Foi uma loucura. Por sorte, eu não fui atingido por nenhum torcedor, mas vários jogadores se machucaram - lembrou.

Ricardo Pinto foi agredido, levou oito pontos na cabeça e acabou hospitalizado. Foi necessária intervenção cirúrgica para a remoção de um coágulo da cabeça

- Foi a única vez que aconteceu isso na minha carreira. Foi sorte o Ricardo, depois, não ter sido uma coisa mais grave. Poderia ter sido uma coisa mais trágica. Foi uma coisa que chocou todos nós na época. Perdemos o Ricardo para o restante do campeonato, porque ele era um dos líderes do time. Fez falta.

Antes disso, Valentim havia sido companheiro de Percovitch. Ele começou a carreira no Guarani, onde encontrou o já experiente goleiro.

- Leo era um cara muito bacana. Sempre muito atencioso com os mais jovens. Eu estava subindo para o profissional, lembro muito das brincadeiras dele com o Hiran. Dava muita atenção para a rapaziada que estava subindo.

Neste sábado, Valentim e Percovitch estarão novamente em lados opostos. O Vasco enfrenta o Fluminense às 17h (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário