Futebol

Vanderlei é advertido por expulsão na partida contra o Remo

Os auditores da Terceira Comissão Disciplinar do STJD do Futebol puniram o goleiro Vanderlei, do Vasco, por ato desleal na Série B do Campeonato Brasileiro. Por unanimidade dos votos, os auditores advertiram Vanderlei. A decisão foi proferida em primeira instância e cabe recurso ao Pleno.

O goleiro foi expulso na partida contra o Remo, realizada em 13 de agosto. IO árbitro narrou na súmula que aplicou o vermelho direto “por impedir uma clara oportunidade de gol ao tocar a bola com a mão fora de sua área penal”. O fato gerou denúncia a Vanderlei no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Em sessão virtual o Vasco apresentou prova de vídeo com o depoimento do goleiro sobre o caso.

“Foi um lance isolado na minha carreira, nunca passei por isso. Foi um lance de jogo em que tentei sair fora da área e cortar a bola, ela acabou quicando e saindo muito alta e, como defensor, acabei colocando a mão na bola. Entendo que não nada para prejudicar ninguém. Foi apenas uma reação como defensor”, disse Vanderlei.

Advogada do Vasco, Amanda Borer sustentou a ausência de dolo e o pedido de absolvição do goleiro.

“As imagens são claras e não deixam dúvidas. Ele apenas reforçou o que todos nós vimos no vídeo. O goleiro saiu para pegar a bola e, na qualidade de defensor, teve uma reação e colocou a mão na bola. A defesa reconhece que houve a infração, mas destaca que não houve dolo. O lance não mudou em nada o resultado da partida. Rogo pela absolvição do denunciado por ser um mero lance de jogo sem dolo”, concluiu a defesa.

No entendimento do relator do processo, auditor Éric Chiarello, não houve intenção deliberada, mas a infração foi carcaterizada.

“Está tipificado o artigo 250 e não temos como fugir. Em respeito a ficha do atleta, com a última passagem em 2016, aplico uma partida e converto em advertência”, explicou o relator.

O voto foi acompanhado pelos auditores Rodrigo Raposo, Bruno Tavares, Alexandre Monguilhott e pelo presidente Luís Felipe Procópio.

Fonte: STJD
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0