Futebol

Vanderlei Luxemburgo volta a apostar em Pikachu avançado

"Pikachu jogando na frente é um Pikachu modesto". Autor dessa frase há cerca de dois meses, Vanderlei Luxemburgo voltará a escalar o lateral-direito mais adiantado no Vasco neste domingo, contra o Goiás. A aposta escancara a dificuldade de o treinador encontrar um trio ofensivo que o satisfaça.

Antes da chegada de Luxemburgo, o lateral-direito Pikachu tinha virado ponta direita no Vasco. Com o treinador, porém, voltou à posição de origem e cresceu de produção. A falta de resposta das opções testadas motivou o técnico mudar de ideia.

- Ele (Pikachu) não tem as características de um jogador para jogar na frente, no meio. Na lateral, ele tem as características para entender que não se joga com três zagueiros. Ele tem a função de marcação e de definir a jogada. Acho que ele é muito mais lateral do que a função que jogava antes - disse Luxemburgo.

As mudanças não têm sido apenas por opção de Vanderlei Luxemburgo, mas é justamente o setor ofensivo que mais preocupa o técnico, já que a defesa tem evoluído. O Vasco é apenas o 17º time do Campeonato Brasileiro em aproveitamento de finalizações: 5,3% (já finalizou 227 vezes e fez 12 gols), de acordo com os números do Espião Estatístico.

Sem Rossi, que ainda se recupera de uma cirurgia no apêndice e tem chances de voltar no clássico contra o Flamengo, dia 17, Luxemburgo tem feito testes, mas ainda não encontrou a solução. Antes elogiado, Yan Sasse perdeu espaço e, nos últimos treinos no CT do Almirante, fica sequer no time reserva.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brPikachu e Luxemburgo durante treino

Outro que ainda não conseguiu mostrar um bom futebol no Vasco é Valdívia. Apesar de bons treinos, o atacante não repete as mesmas atuações nas partidas. Assim, Vanderlei Luxemburgo se viu obrigado a lançar Pikachu mais uma vez no ataque.

Além disso, sem recursos para contratar um atacante, o Vasco aposta no futebol de Talles Magno, que tem apenas 17 anos. Inclusive, o clube chegou a pedir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sua liberação de amistosos da seleção brasileira sub-17. Revelação do Campeonato Carioca, Tiago Reis ainda não conquistou a confiança do treinador.

Com Pikachu, Talles Magno e Marrony na frente, o Vasco visita o Goiás, às 19h (de Brasília) deste domingo, no Serra Dourada. O duelo é válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário