Futebol

VAR não funciona e decisão de campo valida gol de Rodrigo Dourado; assista

O gol de Rodrigo Dourado para o Internacional contra o Vasco, aos 9min do primeiro tempo do duelo deste domingo, em São Januário, está recheado de polêmicas. A CBF avisou que vai se posicionar após o jogo.
 

O árbitro Flávio Rodrigues esperou a análise do VAR para validar o gol colorado, já que havia suspeita de impedimento. No lance, Moisés cobrou falta na área do Vasco e Rodrigo Dourado subiu para cabecear. A dúvida era se o colorado estava à frente dos marcadores.

No entanto, a equipe que comanda o VAR percebeu um problema com o programa que traça as linhas na imagem e determina se o lance estava ou não irregular. Com o erro na tecnologia, a decisão foi de Flávio Rodrigues, sem a ajuda do monitor.

- Lance muito difícil, só que agora não dá para defender a arbitragem. Como fala que reta final do campeonato as linhas não estão calibradas, lance difícil, não tem imagem conclusiva, fica a decisão de campo. Isso não pode acontecer, num momento como esse. Reta final do campeonato. Está disputado a liderança e o outro rebaixamento. Para mim, isso é inadmissível - disse Nadine Basttos, comentarista de arbitragem da Globo.

O repórter Edson Viana, que estava no campo, trouxe mais informações:

- Aquela linha não é automática, aquilo ali é um programa de computador para quem está ali no VAR e aí ela estava descalibrada. Então foi decisão de campo para validar o gol do Internacional. Na hora da colocação da linha, foi percebido que estava descalibrado e prevaleceu a decisão do campo - disse Edson Viana, que no início do segundo tempo informou que o problema foi corrigido.
 

Autor do gol, o volante Rodrigo Dourado comentou o lance.

- A gente falou com o juiz, ele falou que não estavam conseguindo fazer a linha lá em cima do VAR, por isso que demorou um pouco. Eu estava em condição legal e o gol foi bonito - disse o jogador do Inter.

Na saída para o intervalo, o árbitro Flávio Rodrigues foi cercado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o preparador físico Antonio Mello e o diretor de futebol Alexandre Pássaro. Houve forte cobrança dos vascaínos pela validação do gol.

Clique aqui para ver o lance.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78