O torcedor vascaíno Rodrigo José Santana, de 36 anos, morto na noite desta quinta-feira (11) em uma briga entre torcidas organizada nas imediações da estação de trem de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, não tinha planos de ir ao jogo entre Vasco e Botafogo pela Copa do Brasil, contam seus amigos.
Rodrigo teria ido ao bairro — que fica a cerca de 7 km do Estádio Nilton Santos — apenas para reencontrar antigos companheiros em um churrasco.
“Ele nem ia para o jogo. Foi para uma confraternizar. Um churrasco com a galera que ele já não via há muito tempo. Um pai de família exemplar, que está deixando 4 filhos. A última filha dele tem 3 para 4 meses agora que nasceu”, contou Gustavo Lourenço, amigo da vítima.
Rodrigo foi atingido por um tiro na cabeça durante o confronto entre integrantes da torcida organizada Força Jovem do Vasco e um homem ainda não identificado.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que torcedores seguem em direção à estação de trem e são surpreendidos por disparos. Nas imagens, é possível ver Rodrigo desacordado sendo carregado por outros dois homens.
Ele foi levado às pressas à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Campinho, mas não resistiu aos ferimentos.
Outros 2 torcedores também foram baleados — um deles no pé — e receberam atendimento na mesma unidade. Ambos foram liberados ainda durante a noite.
“Mais uma vítima. Infelizmente vai ser só mais um, no meio de vários que tem por aí. É chato. Os amigos tão aqui, todos sabem como ele era. É difícil, cara. Muito difícil”, lamentou Gustavo.
A Polícia Militar informou que agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados para a UPA de Campinho, onde deram entrada duas pessoas feridas por disparo de arma de fogo.
A ocorrência foi registrada na 30ª DP (Marechal Hermes), que tenta identificar o autor dos disparos.
A Força Jovem do Vasco ainda não se pronunciou sobre a confusão.
A torcida organizada Fúria Jovem do Botafogo divulgou nota afirmando que não tem qualquer envolvimento com o episódio e repudiou os atos de violência.
“A Torcida Fúria Jovem do Botafogo esclarece que não possui qualquer envolvimento com o episódio de conflito ocorrido na data de hoje, nas proximidades da estação de Oswaldo Cruz, em confronto envolvendo a Força Jovem do Vasco, no qual houve pessoas baleadas”, diz trecho da nota, que completa:
“Reiteramos nosso compromisso com a segurança pública e reafirmamos que nosso papel é apoiar o Botafogo de forma pacífica, responsável e com respeito à sociedade”, diz o comunicado.