Sob um calor de 40° no Rio de Janeiro ao menos no primeiro tempo, Vasco e Duque de Caxias esquentaram São Januário pela terceira rodada do Campeonato Carioca. E o Cruzmaltino fez novamente o Caldeirão ferver ao seu favor: venceu por 3 a 1, com show dos camisas 9 - Carlos Alberto marcou duas vezes e o atacante Edivaldo, uma.
Com o resultado, a equipe vascaína ganhou a segunda partida consecutiva na competição, chegou a seis pontos no Grupo A da Taça Guanabara e passou a ocupar o segundo lugar. Enquanto isso, o time da Baixada Fluminense segue sem vencer na competição - duas derrotas e um empate.
Buscando o primeiro triunfo em casa após estrear no Carioca perdendo para o Americano em seu estádio, o Vasco, apesar do calor, foi para cima, explorando a velocidade de seus jogadores de frente e contou também com os erros da defesa do Duque de Caxias para abrir vantagem.
Logo aos cinco minutos, Carlos Alberto dividiu com a defesa na entrada da área adversária e, após falha do volante Silva, Alex Teixeira recebeu em condição legal na grande área e cruzou rasteiro. O zagueiro Henrique, pressionado por Carlos Alberto, acabou empurrando contra o próprio gol. A arbitragem deu o gol para o vascaíno.
Em um lance esporádico, o Duque de Caxias empatou. Aos 11 minutos, o atacante Dudu disparou pela esquerda do ataque e cruzou rasteiro. Para retribuir a gentileza do volante adversário, Amaral furou na grande área e Edivaldo, livre, apenas tocou para a rede vascaína.
Mantendo a intensidade da partida, Alex Teixeira puxou rápido contra-ataque pela direita aos 15 minutos e lançou. O zagueiro Henrique tentou cortar de carrinho, porém a bola sobrou para Rodrigo Pimpão. O atacante invadiu a área e acabou derrubado pelo goleiro Borges. No minuto seguinte, Carlos Alberto marcou, de pênalti, seu segundo gol no jogo.
Com a queda da temperatura no fim da tarde carioca, o ritmo da partida também diminuiu. No segundo tempo, poucas emoções. Porém, o Vasco ainda encontrou tempo para marcar o terceiro. Aos 22 minutos, Paulo Sérgio cobrou falta na grande área e Nilton fez de cabeça, como já acontecera no jogo contra o Tigres.
Na quarta rodada do Grupo A da Taça Guanabara, o Vasco enfrenta, na próxima quarta-feira, às 22h, em Volta Redonda (RJ), o Resende. Já o Duque de Caxias, no dia seguinte, às 18h45, recebe o Fluminense no Estádio Los Larios, em Xerém (RJ).
FICHA TÉCNICA:
VASCO 3 X 1 DUQUE DE CAXIAS
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 31/1/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Nilton Feitosa do Nascimento (RJ)
Auxiliares: Vinicius da Vitória Nascimento (RJ) e Marcelo da Silva Cardoso (RJ)
Renda e público: R$ 118.405,00 e 6.144pagantes
Cartões amarelos: Jéferson, Nilton e Carlos Alberto (VAS); Borges, Douglas Silva, Eduardo Teles e Alan (DUQ)
GOLS: Carlos Alberto, 5\"/1ºT (1-0), Edivaldo, 11\"/1ºT (1-1), Carlos Alberto, 16\"/1ºT (2-1) e Nilton, 22\"/2ºT (3-1)
VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton (Mateus, 26\"/2ºT), Jéferson e Alex Teixeira (Faioli, 15\"/2ºT); Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão (Élton, 23\"/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
DUQUE DE CAXIAS: Borges, Douglas Silva (Jhon, 25\"/2ºT), Henrique, Eduardo Teles e Alan; Léo Oliveira, Silva, Renatinho e Juninho (Cadu, intervalo); Dudu (Zé Carlos, 23\"/2ºT) e Edivaldo. Técnico: Toninho Barroso (interino).
Mais lidas