Futebol

Vascaíno, presidente Lula também foi vaiado na final do Brasileiro de 89

As vaias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã, na última sexta-feira, foram uma reprise de um incidente ocorrido no Morumbi, em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição de 1989. O espisódio é contado no livro \"Notícias do Planalto\", do jornalista Mário Sérgio Conti.

Na tarde daquele sábado, 16 de dezembro, Lula teve uma agenda política intensa. Deu entrevista coletiva em São Bernardo do Campo (SP), encontrou aposentados e depois, atendendo a sugestão do assessor de imprensa Ricardo Kotscho, foi ao Morumbi assistir à final do Campeonato Brasileiro: São Paulo contra Vasco.

Na entrada do jogo, deu entrevistas a estações de rádio dizendo que era corintiano mas, no Rio, torcia para o Vasco. Em seguida, seguiu para o setor de cadeiras cativas, onde ficou lado a lado justamente com os são paulinos - rivais do Corinthians e, naquela ocasião, do Vasco - de classe média alta, setor tradicionalmente hostil ao candidato operário. O resultado foi desastroso.

Lula foi recebido com uma estrondosa vaia e gritos de \"Au, au, au, Lula pro Mobral\" e \" Brasil, urgente, Lula pra semente!\". \"O candidato não agüentou e deixou o estádio quando terminou o primeiro tempo. Considerou a vaia no Morumbi o pior momento da campanha e um dos fatos mais degradantes da sua vida\", descreve Conti.

Fonte: O Dia Online
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir