Futebol

Vasco 2011 superou seu passado ruim e voltou ao seu devido lugar

A temporada 2011 ficou marcada na história do Vasco pela retomada de boas campanhas, mas principalmente pelo resgate da democracia. O surgimento da instituição, abrindo as portas para o proletariado, mostra que os anos de chumbo sob o domínio de Eurico Miranda manchavam a imagem do clube.

Há três anos – desde a posse do ídolo Roberto Dinamite – o Vasco voltou a ser simpático. Seu relacionamento com os demais clubes, patrocinadores e imprensa nem de longe lembra aquele período entre os anos 70 e meados de 2008. Não há mais lei da mordaça, arbitrariedade e truculência, situações habituais no tratamento com quem cruzasse o caminho do ex-presidente.

“Tudo o que a gente quis era tornar o Vasco um clube de todos, como sempre foi, como mostra a história. Hoje lutamos para fazer com que todos se respeitem, todos tenham o seu espaço. O Vasco abriu suas portas para o negro, não podia perder esta essência”, diz Dinamite.

Inimigo político de Eurico, Roberto foi escolhido pela oposição para pôr fim à dinastia do ex-dirigente. Sua plataforma, por conta do seu carisma, era unir o clube. E uniu. Nas eleições deste ano, no começo de agosto, foi reeleito com facilidade. Sem sustos (dos 2.716 votos, ficou com 2.390). Curiosamente, o Vasco hoje não tem oposição. Roberto tem a seu lado as principais lideranças políticas que influenciam diretamente a vida do clube – dentro ou fora de São Januário.

Há ainda uma pequena corrente liderada por Eurico, mas que no último pleito retirou a candidatura em cima da hora por saber que não tem mais força para derrubar a atual diretoria.

“Este é um Vasco mais limpo, mais humano, democrático. Foi uma eleição sem problema, cada chapa pôde escolher seu candidato. Com este Vasco mais unido de hoje, a tendência é um clube forte e crescendo a cada dia. Esta é a nossa luta. Foi a vitória da democracia, da transparência\", comemorou Roberto.

Contou a favor de Roberto o inédito título da Copa do Brasil. Ainda que perdesse, o ex-jogador ganharia nas urnas. A atual gestão realizou obras no clube, trouxe boas cotas de patrocínio. A saúde financeira do Vasco hoje é diferente dos primeiros anos da sua administração. O salto veio em 2010. Com a entrada do banco BMG e da rede de postos Ale, o clube passou a faturar R$ 27 milhões por temporada.

A distribuição é assim: a principal cota pertence à Eletrobrás (R$ 14 milhões). Em seguida, BMG e Penalty, fornecedora de material esportivo, pagam 5 R$ milhões cada. A Ale entra com a menor receita: R$ 3 milhões.

Fonte: iG Esportes
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78