Clube

Vasco abre as portas de sua sala de fisiologia


O milésimo gol de Romário não é a única preocupação do Vasco do Gama. A equipe vem investindo bastante em seu departamento médico, principalmente na área de fisiologia, que estuda o funcionamento dos organismos, suas múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas.

A equipe carioca adquiriu uma série de novos equipamentos e o profissional responsável por administrar isto, é o fisiologista Daniel Gonçalves, que atua no profissional, além do juvenil e júnior, enquanto Vinícius Herdy cuida das demais categorias.

Um dos equipamentos que mais se destaca no departamento médico do Vasco é o Isocinético REV 9000, que avalia o equilíbrio muscular e a potência do atleta. Segundo a assessoria do clube, o Vasco é a única equipe carioca que dispõem deste equipamento.

“Graças ao REV 9000, o atleta mantém o alto nível de performance e fica menos sujeito a lesões. O processo de recuperação também é consideravelmente mais rápido”, afirmou Daniel Gonçalves.

Leandro Amaral é um dos atletas do time mais beneficiados com o aparelho. O artilheiro do Campeonato do Rio de Janeiro já teve os dois joelhos operados e, por isso, utiliza o REV 9000 para fazer trabalhos de manutenção e prevenção de novas lesões.

O zagueiro Julio Santos, que sofreu uma grave lesão de ligamento cruzado anterior do joelho, quando defendia o Goiás no ano passado, é outro atleta freqüentemente visto utilizando o aparelho, muito importante em seu processo de recuperação. “A minha recuperação no Vasco tem sido muito rápida. Estou muito feliz com isto.”, disse o zagueiro, aprovando os equipamentos da equipe.

Além do Isocinético REV 9000, outro aparelho destacado pelo fisiologista da equipe é o Ergoespirômetro, um analisador de gases que executa sua função pela entrada e saída de oxigênio no organismo dos atletas. O objetivo é avaliar o nível de condicionamento cardio-respiratório pelos valores VO2, O2 e limiar anaeróbio.

A sala de fisiologia do clube ainda conta com esteiras profissionais, termômetro, higrômetro, barômetro, bicicleta e compasso para medição de gordura.

Fonte: Cidade do Futebol
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário