Thiago Mendes foi a primeira contratação do Vasco na janela de transferências do meio deste ano. Enquanto mapeava as posições de zagueiro e um atacante, o clube viu o volante como uma oportunidade de mercado. Com o aval de Diniz, Pedrinho e Admar Lopes, o jogador foi contratado sem custos, mas com a expectativa de ser o titular da equipe.
Apresentado no dia 17 de julho, Thiago Mendes atuou nove vezes pelo time até a partida da última sexta contra o Internacional, na qual recebeu uma oportunidade entre os titulares depois de três meses e fez o seu melhor jogo. O volante, enfim, "estreou" no Vasco.
Diniz é um grande fã do jogador. A admiração vem desde a passagem de Thiago Mendes pelo São Paulo, na qual o atleta chamou atenção de times da França como Lille e Lyon. O treinador elogiou bastante o volante.
— Fez um grande jogo. O Thiago é um jogador que conheço há muito tempo, mas fiquei muito tempo sem ver jogar. Desde quando foi para a França, acho que 2016 ou 2017. Quando ele foi para o exterior, eu achava que ele ia disputar duas Copas do Mundo, porque tem muita qualidade técnica. Mas, quando foi para o Lille e depois para o Lyon, não tive muito contato com ele jogando. E aí foi jogar no Catar por três anos. Ficar três temporadas no Catar com a idade que ele já tem, é da geração do Tchê Tchê, do Coutinho, do Neymar, tem 33 anos, ele não volta do Catar depois desse tempo impunemente — disse o treinador.
O início do volante, no entanto, não foi bom. O jogador chegou ao Vasco em um estágio físico muito abaixo do restante do elenco. Depois de três temporadas no Catar, em uma liga de intensidade inferior, Thiago Mendes apresentava números abaixo da média do elenco na parte física.
— Ele chegou muito fora da forma que ele está hoje. Muito fora. Nesses meses em que ficou aqui, foi ganhando muita condição. Fomos tentando colocar, nos treinos foi se destacando, tentamos colocar sequencialmente sem ir ao departamento médico, teve uma lesão. Teve que resolver problemas do Catar. Teve esse tempo para chegar no nível que jogou hoje. E mesmo assim teve cãibra hoje. Ele dá muita qualidade técnica, experiência e é um jogador grande no campo. O time melhora com ele — disse Diniz.
Não havia incômodo em relação à postura do jogador nos treinos, mas havia a sensação no Vasco de que Thiago Mendes poderia mostrar uma maior evolução nas atividades. O ge ouviu que o jogador é muito disciplinado, mas não vinha recebendo oportunidades por ainda estar abaixo do restante do elenco na parte física.
Depois de conversas da comissão técnica e de Pedrinho e Felipe com o volante, a situação começou a mudar para Thiago Mendes no Vasco. O jogador demonstrou clara evolução na parte física, diminuindo todas as estatísticas que jogavam contra a presença dele no time titular. Gordura, peso, velocidade, força... Tudo chegou perto do ideal para o volante.
Após inúmeros trabalhos de intensidade e uma maior readaptação ao futebol brasileiro, era questão de tempo para o volante receber uma chance entre os titulares. Diniz e Pedrinho viam que a qualidade técnica do jogador estava ali, mas que outros pontos ainda estavam longe do ideal.
-- Muito bom ter dúvidas assim. O Thiago fez uma partida excelente. Mais um que podemos considerar titular, como os outros que você citou. Hugo, Tchê Tchê, Mateus Carvalho, outros que podemos escolher e ver o que será melhor para o Vasco.
A contratação de Thiago Mendes foi bem avaliada pelas características que o volante poderia dar ao time. O desejo da direção era aumentar a pegada no meio-campo e melhorar a qualidade da saída de bola. Um camisa 5 que juntasse força e qualidade para sair jogando. Tchê Tchê, Jair e Hugo Moura vinham se revezando na posição, mas cada um era visto como um jogador ou mais de pegada ou mais de qualidade no pé. Faltava um jogador que unisse as duas necessidades.
O cartão de visitas do volante contra o Internacional foi o melhor possível neste sentido. Thiago Mendes se destacou nos carrinhos no meio e brilhou ao dar um belo lançamento de trivela para Andrés Gómez no segundo gol de Rayan, o terceiro do Vasco na goleada por 5 a 1.
O Vasco agora avalia jogo a jogo para ver se encontrou o seu meio ideal. A tendência é que o volante receba mais uma chance entre os titulares contra o Mirassol, para ganhar mais sequência de jogo e chegar a um nível físico ainda melhor para as semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense. Comissão, direção e torcida querem ver se o jogador dará sequência à boa partida que fez contra o Internacional.
Mais lidas