Mercado

Vasco ainda não formalizou oferta por Souza

O volante Souza entrou na mira do Vasco. A diretoria cogita incluí-lo no pacotão de reforços que pode chegar ao clube no meio do ano. Um dos nomes mais desejados da lista é o meia-atacante Philippe Coutinho, do Aston Villa, da Inglaterra.

A Agência RTI Esporte apurou que o Vasco teve conversa preliminar com o empresário do jogador, Carlos Leite, na última semana. Entretanto, ainda não formalizou uma oferta pelo meio-campista de 35 anos.

Souza está no Basaksehir FK, da Turquia, desde janeiro de 2024 após passagem positiva por Beijing Guoan, da China, Besiktas, da Turquia e Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita. O Vasco cogita liberar alguns jogadores a fim de aliviar a folha salarial.

O chileno Gary Medel interessa ao Boca Juniors, da Argentina e a Universidad Católica, do Chile. Ainda há a expectativa de uma possível saída do atacante Rossi, o que significaria uma economia importante no departamento de futebol.

O Vasco acompanha Souza desde os tempos de Beijing Guoan, mas nunca chegou a formalizar uma oferta. O Basaksehir FK, por outro lado, não pretende vender o meio-campista na próxima janela de transferências e entende que é um nome importante para a rotação do plantel.

Ainda segundo apurou a reportagem, Souza tem contrato até junho de 2025 com o Basaksehir FK. A multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 28 milhões, na cotação atual). O valor de mercado, segundo o site alemão Transfermarkt, é de 425 mil euros (R$ 2,3 milhões).

O Basaksehir FK entende que necessita reforçar o elenco para a próxima temporada. No entanto, os turcos entendem que uma saída de Souza agora atrapalharia o planejamento do clube na janela de transferências.

Na temporada passada, por exemplo, o meio-campista ajudou a equipe a conquistar uma vaga na fase preliminar da Conference League, além de disputar 13 partidas e somar uma assistência. O número baixo de atuações tem uma explicação: Onur Ergun.

O astro turco foi titular em 21 das 41 partidas do Basaksehir FK na temporada 2023/2024. Considerado um dos melhores jogadores do time, Onur Ergun só ficou de fora da equipe por motivo de suspensão ou lesão sendo substituído justamente por Souza.

O Vasco está de olho num possível retorno de Souza. A diretoria tem interesse na contratação desde que seja como agente livre, ou seja, sem gerar custos aos cofres do clube. O meio-campista, por sua vez, deseja retornar e está disposto a reduzir seus vencimentos para voltar ao Gigante da Colina.

Fonte: RTI Esporte
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir