Clube

VASCO ANUNCIA ALEXANDRE PÁSSARO COMO DIRETOR EXECUTIVO

O Club de Regatas Vasco da Gama informa que Alexandre Pássaro é o novo Diretor Executivo do Departamento de Futebol Profissional. Natural de Sorocaba (SP), o profissional estava no São Paulo Futebol Clube desde janeiro de 2015 e exerceu a função de Gerente Executivo de Futebol no atual líder do Campeonato Brasileiro, do final de 2017 até o dia 31 de dezembro de 2020.

– Estou muito feliz por assumir esse grande desafio que é estar à frente do departamento de futebol do Vasco da Gama. É um sonho para qualquer profissional de futebol trabalhar neste clube, com tanta história e tradição. Minha motivação é enorme e tenho certeza que juntos – diretoria, comando técnico, jogadores e torcida – teremos momentos felizes pela frente – afirmou Pássaro.

Nos pouco mais de três anos à frente do futebol do clube paulista, o executivo foi um dos principais responsáveis pela modernização do Departamento de Futebol do São Paulo, que incluiu a criação do setor de Análise de Mercado e desenvolvimento da Análise de Desempenho, integração da área de saúde, criação de software de gestão interna, desenvolvimento e implantação de processos internos de gestão do departamento e, dentre outros atos, criação, implantação e fixação da política contratual de atletas da base. Com ele, o percentual de jovens formados no clube que integram o primeiro time subiu consideravelmente.

 

Em todo o período que esteve no comando do futebol tricolor, o dirigente teve papel fundamental ao conduzir as principais negociações do clube nos últimos anos, como nas contratações de Daniel Alves, Hernanes, Bruno Alves, Tiago Volpi e Juanfran, e também nas transferências de David Neres, Antony, Luiz Araujo, Lucas Pratto entre outros.

Formado em direito pela PUC-SP, Alexandre Pássaro iniciou sua carreira no âmbito jurídico no mercado corporativo, mas ainda em 2009 começou a trabalhar com futebol. Mestre em Contratos, ele começou a carreira no futebol na empresa C2b Sports, que fazia a gestão do Rio Claro FC, até chegar à Traffic Sports, em 2012 e, posteriormente, assumir a Vice-Presidência do Desportivo Brasil, clube formador de talentos, antes de chegar ao São Paulo FC em 2015.

Alexandre Pássaro concluiu cursos como o ‘The International Coaching License’, da The Football Association, na Inglaterra, em 2014, e ‘Gestão de Futebol’, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2015. Ele está cursando, atualmente, o “Licença A” de treinadores da CBF e o “Club Management Program”, ministrado pela European Clubs Association (ECA) em sete países ao redor do mundo.

Estudioso e adepto de um trabalho que mescla suas experiências jurídicas e de gestão de futebol, Pássaro se formou, em 2019, no curso ‘The Business of Entertainment, Media and Sports’, em Harvard, pensando no aperfeiçoamento de suas funções.

Além disso, com a relação que construiu com seus pares ao redor do mundo, o profissional tem no currículo vários intercâmbios nos principais clubes do mundo, como FC Barcelona, Manchester United FC, Chelsea FC, Liverpool FC, West Ham United FC, Sunderland AFC, Manchester City FC, Stoke City FC, Wolverhampton WFC, Fulham FC, Watford FC, Sevilla FC, Real Betis Balompié, e Espanyol de Barcelona.

O profissional assinou contrato e se apresentará ao elenco vascaíno neste sábado (02/01).

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Domingo, 05/10/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 4
    Vitória Vitória 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 15/10/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Segunda-feira, 20/10/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 18 (32,14%)
Empates 19 (33,93%)
Derrotas 19 (33,93%)
Total 56
Gols
Marcados 78 (52,35%)
Sofrido 71 (47,65%)
Total 149
Saldo 7
Cartões
Amarelos 121 (96,03%)
Vermelhos 5 (3,97%)
Total 126