Futebol

Vasco aparece como opção para Nenê trazendo diversos atrativos para o meia

Nenê não é mais jogador do Fluminense. O meio-campista se despediu oficialmente dos companheiros na tarde desta terça-feira e abriu caminho para assinar com um novo clube. Ele tinha contrato até o final do ano e decidiu antecipar a rescisão, que foi assinada nesta terça-feira — ele não foi procurado para tratar da renovação. O destino do atleta será o Vasco, onde assinará até dezembro de 2022 e conta com a aprovação do técnico Fernando Diniz e da diretoria cruz-maltina.

O meia não participou da atividade desta terça-feira, no CT Carlos Castilho, e não viajará com o grupo para Belo Horizonte, onde o Fluminense enfrenta o Atlético-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, no Nilton Santos, o tricolor foi derrotado por 2 a 1.

Aos 40 anos, Nenê atuou por 118 jogos com a camisa tricolor e marcou 28 gols. Sua última participação foi contra a Chapecoense, em Chapecó, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A informação sobre a saída do atleta foi divulgada inicialmente pelos canais Raiz Tricolor e Machão da Gama e confirmada pelo GLOBO.

A saída passa longe de ser melancólica, mas é vista como positiva para ambos os lados. Sem espaço, o meia vai para uma equipe onde será titular absoluto e líder de um elenco, enquanto abre espaço na folha salarial para reforços nas Laranjeiras.

Dizer que o 2021 de Nenê foi ruim é ir contra os números. Na Libertadores, por exemplo, foi o líder em passes decisivos (19), em chances criadas (4) e em cruzamentos certos (15) entre os 781 jogadores do torneio — isso até as quartas de final, onde o tricolor foi eliminado. Na temporada, são cinco gols marcados em 37 jogos. Porém, a queda de rendimento recente e as mudanças táticas impostas pelo técnico Marcão foram decisivas para este fim de ciclo.

Nenê perdeu espaço após a derrota por 1 a 0 para o América-MG, no dia 8 de agosto, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, ele foi substituído por Cazares aos 18 minutos do segundo tempo e deixou o campo pelo lado oposto ao que o companheiro entrou. Além disso, demonstrou muita irritação ao dar um bico na placa de publicidade do estádio.

O técnico ainda era Roger Machado e a atitude não caiu bem internamente. Nenê perdeu a titularidade e, desde então, a sua minutagem despencou no Fluminense. Marcão assumiu o comando posteriormente e nem assim as coisas melhoraram: nos nove jogos seguintes, o meia atuou em apenas 77 minutos no total, o que dá uma média de 8,5 minutos por partida.

Minutos recentes de Nenê:

Fluminense 2 x 1 São Paulo — Campeonato Brasileiro — Não atuou

Chapecoense 1 x 2 Fluminense — Campeonato Brasileiro — 23 minutos

Fluminense 1 x 1 Juventude — Campeonato Brasileiro — Não atuou

Fluminense 2 x 0 Bahia — Campeonato Brasileiro — Não atuou

Fluminense 1 x 2 Atlético-MG — Copa do Brasil — 4 minutos

Fluminense 1 x 1 Atlético-MG — Campeonato Brasileiro — 3 minutos

Barcelona 1 x 1 Fluminense — Libertadores — 15 minutos

Internacional 4 x 2 Fluminense — Brasileirão — 9 minutos

Fluminense 2 x 2 Barcelona — Libertadores — 23 minutos

Curiosamente, essa queda aconteceu quando tudo indicava que Nenê teria mais minutos. Mesmo após a saída de Roger, Marcão não o devolveu para a titularidade. Além disso, Paulo Henrique Ganso fraturou o braço e será desfalque nos próximos meses. Em tese, ele disputava vaga apenas com Cazares, mas o equatoriano estava sendo o escolhido pelos treinadores.

Quando Roger mudou o esquema e passou a utilizar uma trinca de volantes, mais espaço foi tirado. Além de Cazares, a opção pela titularidade de André, Martinelli e Yago Felipe mudava totalmente a formação da equipe. Até mesmo Nonato, ex-Internacional, passou a ganhar mais tempo em campo. Isso sem falar de Jhon Arias, reforço colombiano que chegou e já ganhou chance como titular.

O Vasco aparece como opção trazendo diversos atrativos para o meia: uma torcida que aprovou a sua chegada, uma situação onde chegará para ser titular absoluto e a confiança do técnico Fernando Diniz, que inclusive foi quem aprovou a sua contratação no Fluminense. Entre ser reserva na Série A e titular na B, Nenê escolheu onde será destaque.

Fonte: - O Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri