Futebol

Vasco aparece no top 5 no ranking dos clubes em ocupação média

O Vasco não está brigando pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro e nem com a corda do rebaixamento no pescoço, como antes. Isso poderia significar uma "falta de atrativos" para a torcida comparecer a São Januário. Mas não é isso o que vem acontecendo. Mesmo na atual situação de meio de tabela, o Cruz-Maltino tem uma das melhores médias de ocupação de estádio na competição.

De acordo com levantamento do Globoesporte.com, sobre o público nos estádios do Brasil em 2019, o Vasco tem ocupação média de 69% nos jogos como mandante no Brasileirão. Só perde para Flamengo, Corinthians e Palmeiras, todos integrantes do G-6 da competição.

Ranking dos clubes em ocupação média

Flamengo: 79%

Corinthians: 75%

Palmeiras: 75%

Vasco: 69%

Santos: 62%

Bahia: 59%

São Paulo: 56%

Atlético-MG: 51%

CSA: 51%

Fortaleza: 46%

Não só os números, mas o apoio nas arquibancadas tem sido grande. Principalmente depois da chegada de Vanderlei Luxemburgo, com o aumento do nível do futebol apresentado em campo, claro, a paciência da torcida aumentou - as vaias e os sinais de impaciência demoram mais a aparecer.

Contra o Athletico-PR, por exemplo, mesmo com o placar adverso e certa ansiedade em campo durante parte do segundo tempo, o apoio das arquibancadas não diminuiu.

Curiosamente, o Vasco tem um dos tickets médios de maior preço do país: R$ 50. Apenas Palmeiras, Avaí e Corinthians cobram mais caro.

Em se tratando de média de público pagante, o Vasco ocupa o nono lugar no ranking, mas é importante levar em consideração a capacidade de São Januário, que, se comparada a estádios maiores, como Maracanã, Morumbi, Arena Corinthians e Arena Palmeiras, fica para trás.

Outro ponto a se destacar: os melhores jogos para o Vasco em termos de taxa de ocupação vieram após a chegada de Vanderlei Luxemburgo. O treinador procura reforçar em toda entrevista coletiva a importância do apoio da torcida, principalmente em casa.

- A nossa casa é uma casa a ser respeitada e vamos fazer isso. Se não tivéssemos a torcida e a equipe totalmente concentradas dentro do jogo (contra o Athletico-PR), não conseguiríamos o empate. Empatamos contra uma equipe que sabe se fechar - disse Luxemburgo logo após o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, atual campeão da Copa do Brasil.

O Vasco já disputou 11 jogos neste Brasileirão como mandante: quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Foram oito partidas em São Januário, com aproveitamento de 58,3%. Números que não impressionam tanto. Mas a torcida tem apoiado, incondicionalmente.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário