Categorias de base

Vasco aposta em experiência para buscar o título da Copinha

Com remanescentes do vice de 2019, Alexandre Grasseli crê em maturidade da equipe para nova campanha no torneio. Estreia é neste sábado, contra o Carajás.

Atual vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco estreia na edição 2020 do torneio neste sábado, contra o Carajás. A equipe tem técnico novo: Alexandre Grasseli assumiu o lugar de Marcos Valadares, que deixou o clube em dezembro. Mas a aposta numa boa campanha reside justamente na continuidade de um elenco que se fortaleceu ao longo de 2019.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brAlexandre Grasseli, técnico do sub-20 do Vasco
Alexandre Grasseli, técnico do sub-20 do Vasco

O próprio Grasseli é um símbolo disso: ele foi a primeira opção para substituir Valadares pois já havia tido uma passagem anterior no Vasco, como coordenador. A adaptação ao elenco foi tranquila e resultou no vice-campeonato da Copa RS, disputada em dezembro. O desafio, agora, é fazer um time que chegou às fases finais de diversos torneios ser, enfim, campeão.

- Importante a gente frisar que esse trabalho é, de certa forma, recente. É a segunda temporada. Vejo que nessas temporadas houve um desenvolvimento muito grande, o que possibilitou ao Vasco chegar em muitas finais. Os próximos passos são as conquistas, a briga pelo título. Vejo que o Vasco tem se aproximado disso. Em especial esse elenco do sub-20 é bem experimentado, maduro, acostumado a disputas e jogos eliminatórios. Acreditamos que com a experiência e maturidade deste grupo podemos buscar o título - disse Grasseli.

Ao todo, seis jogadores da campanha de 2019 disputarão novamente a Copinha: Caio Lopes, João Pedro, Laranjeira, Miranda, Nathan, Riquelme. É com esta base, acrescida de atletas que se destacaram ao longo do ano, como Juninho e Vinicius, que o Vasco vai atrás do título.

Em termos de jogo, Grasseli afirmou que não deve haver muita mudança em relação a seu sucessor.

- Acredito em muitas coisas realizadas pelo Valadares. Aspectos muito positivos foram consolidados na equipe, mas temos que pensar em evoluir sempre, na busca pela melhor preparação do atleta. Foi assim que fizemos na Copa RS. Conseguimos realizar bons jogos contra equipes importantes do cenário sul-americano. É uma mostra do pensamento de jogo, uma equipe competitiva, que busca o gol e que gosta da vitória.

Foto: FERJAinda com Bruno Gomes e Pec, Vasco comemora título da Taça Rio sub-20 em 2019
Ainda com Bruno Gomes e Pec, Vasco comemora título da Taça Rio sub-20 em 2019

A Copa RS é a principal referência de Grasseli até o momento. Foi o seu primeiro trabalho com a nova equipe. Ali, ele preparou o que diz ser a base do time da Copinha. Já naquele momento, não pôde contar com o volante Bruno Gomes e o meia Gabriel Pec, que foram inscritos na Copa São Paulo, mas estarão com os profissionais.

- O Gabriel e o Bruno já não participaram da Copa RS. Esta mesma equipe que foi vice disputará a Copinha. Tivemos boa participação no que se refere ao aspecto individual de cada atleta. A equipe se mostrou consistente, superou grandes adversários até a final. No meio-campo tivemos a participação do Weverton, que se destacou. Tem também o Rodrigo, o próprio Caio Lopes, que costuma fazer essa função à frente da zaga. Em relação ao Pec, temos o João Pedro, que disputou a última Copinha, é um jogador que nos dá confiança, assim como o Figueiredo e o Roger. Acredito que estamos bem servidos.

Foto: Ale Vianna/DivulgaçãoMiranda é um dos remanescentes da última campanha do Vasco na Copinha
Miranda é um dos remanescentes da última campanha do Vasco na Copinha

O desafio, desta vez, será mostrar que a equipe pode, enfim, conquistar o título. Mesmo com derrotas recentes em fases finais, o treinador não acredita que isso possa adicionar pressão aos jogadores.

- São atletas acostumados com desafios. A comissão é muito atuante em relação a isso, com o departamento de psicologia. Temos um cenário e um ambiente favoráveis para brigar pelo título e encarar os desafios.

O Vasco está no Grupo 19 da Copinha, com Itapirense, Jacuipense e Carajás. A estreia acontece neste sábado, às 20h45 (de Brasília), contra o Carajás, em Itapira.

Fonte: (ge)
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário