O Vasco foi o que menos investiu se comparados aos outros quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. A diretoria vai apostar no carisma do técnico-jogador Romário e na juventude de seu elenco, que conta com o promissor Alex Teixeira, de apenas 18 anos, e Alan Kardec, de 19. Com essa mistura, o time da Colina espera acabar com o jejum de quatro anos sem conquistar o Campeonato Carioca. Para auxiliar Romário, a diretoria cruzmaltina acertou com o treinador Alfredo Sampaio.
A principal estrela do Vasco para a competição é o meia Morais. Destaque do time na disputa do Torneio de Dubai, o jogador, que passou a maior parte da temporada passada fora da equipe por causa de um problema no púbis, quer estourar em 2008. Para ele, o momento é de levar o Vasco às conquistas.
- O nosso nome fica marcado no clube pela conquista de títulos. Esse é o momento de entrar em campo e mostrar a força do Vasco. Vai ser ótimo ter o Romário no banco. Vamos aprender muito com ele - diz o meia Morais.
Goleiro-artilheiro na Colina
Uma das principais contratações do Vasco para a temporada 2008 foi a do goleiro Tiago, ex-Portuguesa. Ele ficou marcado no time paulista por ter marcado 13 gols e pelo retorno da Lusa à Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, na Colina, ele espera ajudar o time com as suas defesas e, quem sabe, com os seus gols. Porém, ele manda um aviso às pessoas que esperam ver o camisa 1 balançando a rede.
- Não acertei com o Vasco para fazer gol. A minha camisa é a 1 e não a 10. Não vim aqui para ser o artilheiro do time na temporada, vim aqui para defender e evitar gols. Essa é a minha prioridade - afirma o goleiro vascaíno.
Baixinho diz que o time é fraco
Romário foi efetivado pelo presidente Eurico Miranda como o novo treinador do Vasco no fim da temporada 2007. O Baixinho terá o técnico Alfredo Sampaio como o seu fiel escudeiro nessa nova empreitada. Além de comandar o time no Campeonato Carioca, ele terá a missão, de em alguns jogos, marcar os gols. O camisa 11 está suspenso pelo STJD por 120 dias por causa de um comprido contra a queda de cabelo, que continha a substância finasterida. O atacante ainda espera um novo julgamento para ter a pena reduzida ou ser absolvido pelo tribunal.
Ciente de que o Vasco investiu pouco para a disputa do Carioca, o Baixinho deu a sua opinião sobre o plantel a falou das possibilidades do clube em 2008.
Como você vê o atual elenco do Vasco?
Tenho consciência de que o clube não tem dinheiro e dificilmente vai chegar algum jogador para resolver o problema da equipe. O Vasco, dos quatro times grandes do Rio, é tecnicamente o mais fraco. Mas, no futebol, a vitória se resolve dentro de campo e não no papel.
Como será a nova função no Carioca. Você vai sentir uma sensação diferente?
Ficar no banco de reservas não é comigo, não é a minha cara. Mas vou passar mais tempo ali do que em campo. Não sei se sentado ou em pé.
Você vai dividir a função com Alfredo Sampaio. Quem é o treinador?
O treinador é o Alfredo Sampaio. O auxiliar é o Amilton Oliveira. Eu sou o técnico-jogador. A responsabilidade é a mesma, mas o Alfredo entende mais desse assunto do que eu. Vamos tomar as decisões juntos, mas a última palavra será a minha.
Mais lidas